A situação começou a ficar tensa na Ilha do Retiro. O Sport perdeu por 1x0 para o São Paulo, neste domingo (23), dentro de casa, em partida válida pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Leão entrou na zona de rebaixamento e ocupa a 18ª posição com quatro pontos.
>> Veja lance a lance da derrota do Sport para o São Paulo na Ilha do Retiro
O técnico Daniel Paulista terá a semana cheia para corrigir os erros da equipe rubro-negra para o próximo jogo. O Sport entra em campo novamente apenas no domingo diante do Coritiba, às 16h, no estádio Couro Pereira, no Paraná. Até o momento, o Leão acumulou três derrotas, um empate e uma vitória no Brasileirão.
Em crise, o São Paulo construiu a vitória no primeiro tempo e administraram o resultado na etapa final. O Sport teve mais volume de jogo, mas não conseguiu transformar em gols.
O São Paulo começou a partida melhor do que o Sport. Com mais ímpeto, os paulistas obtiveram êxito logo no início. Aos cinco minutos, Tiago Volpi bateu o tiro de meta, Luciano ganhou de Sander na disputa e tocou para Pablo entre a defesa rubro-negra. Ele aproveitou um erro de posicionamento de Maidana, rapidamente saiu na cara de Mailson e bateu forte no canto para abrir o placar. O goleiro ainda tocou na bola, mas não consegue impedir o gol.
Na vantagem, o time do técnico Fernando Diniz tentou controlar as ações da partida e o Sport apresentou dificuldade de sair da defesa. O máximo que o Leão conseguiu chegar no ataque com cruzamentos. Já o Tricolor paulista continuou pressionando os donos da casa. E aumenta a vantagem no marcado. Na entrada da grande área, Gabriel Sara arriscou o chute, a bola desviou em Adryelson e quase engana Mailson.
O próximo da metade do primeiro tempo o Sport equilibrou o confronto. Na primeira investida de perigo, Lucas Venuto acertou a trave no arremate de longe. O São Paulo não demorou para responder. Dani Alves deixou Igor Vinícius na cara do goleiro rubro-negro, livre de marcação, mas Mailson cresceu na frente do adversário e salvou o clube rubro-negro. O duelo ficou "lá e cá".
A defesa paulista deixou Elton sozinho e o centroavante quase empata em chute de longe. Para os tricolores, Reinaldo subiu pelo lado esquerdo e por pouco a "lei do ex" não entra em ação. No fim do primeiro tempo, Sander cobrou falta direito no cartão e Tiago Volpi foi buscar.
Precisando da vantagem, o Sport voltou do intervalo em cima do São Paulo. A defesa saiu jogando errado, Patric roubou a bola, tocou para Elton, que não estava com a pontaria equilibrada. E não demorou para o Leão criar outra oportunidade. De novo com Patric. O lateral-direito foi até a linha de fundo e bateu cruzado para boa intervenção de Volpi.
Com um maior volume de jogo dos donos da casa, o São Paulo não conseguiu ameaçar o Sport na etapa final. Já o Leão cercou o gol do adversário, mas não conseguiu acertar o último passe. Ainda mais porque o adversário se postou bem na defesa e pouco ofereceu espaço.
O técnico Daniel Paulista colocou o time rubro-negro para realizar o tradicional abafa nos últimos minutos com as entradas de Mugni, Hernane e Ronaldo, mas não teve jeito. O segundo tempo não teve pouco criação em relação a primeira metade do confronto.
FICHA DO JOGO - SPORT 0X1 SÃO PAULO
Sport - Mailson; Patric, Maidana (Hernane Brocador), Adryelson e Sander (Chico); Betinho (Lucas Mugni), Ricardinho e Jonatan Gomez; Lucas Venuto, Marquinhos (Bruninho) e Elton (Ronaldo). Técnico: Daniel Paulista.
São Paulo - Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa (Arboleda), Léo e Reinado; Tchê Tchê, Dani Alves, Gabriel Sara e Vitor Bueno (Luan); Luciano (Igor Gomes) e Pablo. Técnico: Fernando Diniz.
Local: estádio da Ilha do Retiro, Recife-PE.
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC).
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Helton Nunes (ambos de SC).
Gol: Pablo aos 5 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Chico e Adryelson (Sport). Diego Costa, Reinaldo e Igor Vinícius (São Paulo).