RENOVAÇÃO

Sport renova contrato do técnico Jair Ventura até o fim de 2021

Treinador foi um dos principais responsáveis por garantir a permanência do Leão na Série A

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 24/02/2021 às 17:40 | Atualizado em 24/02/2021 às 20:14
Notícia
X

Martelo batido. Um dos principais responsáveis pela permanência do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Jair Ventura acertou a renovação contratual junto ao Leão e fica na Ilha do Retiro até o fim de 2021. Depois de comandar o rubro-negro numa reação que tirou o clube da zona de rebaixamento e garantiu presença na elite do futebol brasileiro na próxima temporada com uma rodada de antecedência, o técnico era visto pela diretoria como uma prioridade para comandar o clube neste ano. Agora, segundo revelou o diretor de futebol Augusto Caldas, em entrevista Igor Moura, da Rádio Jornal, está tudo selado, já que prevaleceu, no final, o desejo mútuo entre o técnico e o clube de continuar com a parceria neste ano. O anúncio oficial deve ocorrer apenas após a última partida do Brasileirão nesta quinta-feira (25), contra o Athletico-PR, às 21h30, na Arena da Baixada.

"Renovamos com Jair. Essa boa notícia temos que passar para a torcida do Sport. Tínhamos a certeza de quando sentássemos com Jair, não teríamos dificuldade na renovação. As duas partes querendo a continuidade foi muito bom. A confiança que ele tem no presidente Milton Bivar e na diretoria de futebol hoje é muito grande. Então facilitou também a renovação com Jair. O conhecimento que ele tem do clube, da base que vai ficar dos atletas, e a confiança que ele tem de que vamos montar um time ainda mais forte do que nesse ano", disse.

Contratado no fim de agosto, Jair Ventura chegou ao Sport depois de um início oscilante no Brasileiro com o ex-técnico Daniel Paulista, que deixou o clube na zona de rebaixamento. Sob o comando de Ventura, que assumiu na sexta rodada, o time rapidamente reagiu, apresentando uma notória organização defensiva que foi determinante para conseguir resultados importantes, levando o Leão, inclusive, a figurar no G-6 da competição. O desempenho não se manteve, mas o rubro-negro demonstrou um espírito de luta e competitividade durante todo o campeonato, fatores que fizeram com que o clube não voltasse mais a figurar na zona da degola e pudesse garantir a permanência na Série A 2021 com uma rodada de antecedência.

"Jair chegou para gente lá na saída de Daniel Paulista. Também foi um acerto tranquilo. Ele confiou no projeto que foi apresentado e nas pessoas que fazem parte do Sport. É um treinador trabalhador, que conhece muito de futebol, estudioso, e se adaptou conosco. Entende o nosso perfil, o que o Sport quer e por isso renovamos", pontuou Augusto Caldas.

A uma rodada para o fim da Série A, o Sport também pode conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana. Para isso, precisa se manter na atual colocação (14ª). Assim, uma vitória diante do Athletico-PR nesta quinta-feira (25), garantiria o Leão no torneio continental independentemente de outros resultados. Em caso de empate ou derrota na Arena da Baixada, o rubro-negro vai ter que ligar o secador para que o Bahia e Fortaleza não vençam seus jogos diante de Santos e Fluminense, respectivamente. De acordo com dados matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Sport ir à Sul-Americana é de 65,8%. Já o site Chance de Gol aponta o time pernambucano com 54% de chance de jogar o torneio continental.

Curiosamente, os compromissos do Sport referentes a temporada 2021 começam nesta quarta-feira (24), quando o Leão encara o Vera Cruz pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. No entanto, quem vai comandar o clube é o técnico do sub-20 Ricardo Severo. Assim, após a participação última participação nesta quinta-feira no Brasileirão 2020, Jair Ventura poderá se debruçar, de fato, na nova temporada. "Estou muito feliz com isso (a renovação) porque tenho certeza que Jair vai fazer uma temporada muito boa, dessa vez brigando logo pelo título pernambucano, Copa do Nordeste, fazer uma boa Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro buscar novos projetos e objetivos", finalizou o diretor de futebol, Augusto Caldas.

Tags

Autor