Final Fantasy XVI será lançado oficialmente nesta quinta-feira (22), exclusivamente para PlayStation 5, e sem previsão para chegar ao PC, mas os reviews do game já estão liberados e os primeiros relatos são bastante positivos.
O game publicado pela Square Enix e dirigido por Hiroshi Takai ostenta, até o momento desta publicação, uma nota agregada de 88 no Metacritic, por parte da crítica especializada (review do público será liberada apenas após o lançamento).
São vários os elogios dados ao mais recente lançamento da icônica franquia de RPG, e são várias as que o colocam como um franco candidato à vencer o Game of The Year de 2023.
UM DOS MELHORES JOGOS DA HISTÓRIA? BRKsEDU COMPARA FINAL FANTASY XVI COM ZELDA: TEARS OF THE KINGDOM
Algumas, no entanto, vão mais além. O conceituado e prestigiado "youtuber" Eduardo Benvenuti, o BRKsEdu, comparou o game ao recém lançado Zelda: Tears of the Kingdom, e o colocou em pé de igualdade com o exclusivo de Nintendo Switch, que ostenta uma média de 96 no Metacritic.
A comparação aconteceu em seu último vídeo lançado, falando justamente sobre o lançamento do novo Final Fantasy e trás uma nivelamento "por cima", colocando as obras em paridade não apenas como os melhores games de 2023, mas de toda a história.
"É muito raro a gente ver um game com nível de qualidade de Final Fantasy XVI. É um game que tem uma história muito envolvente. Foi um privilégio jogar Final Fantasy XVI e um privilégio maior ainda ter Zelda: Tears of the Kingdom e Final Fantasy XVI saindo num intervalo de apenas 40 dias.
Esses são dois dos melhores games de todos os tempos. É surreal que tenham saído tão próximos um do outro e é 'triste' que só um vencerá o prêmio de melhor jogo do ano".
SINOPSE DE FINAL FANTASY XVI
A guerra se alastra, e Valisthea entra em uma era de crepúsculo. Para onde o destino guiará os Dominantes? E como será o futuro do reino após o fim desse amargo conflito? Ainda restam muitas perguntas sem resposta e muitas verdades a serem reveladas.