Quem olha para o Fiat Pulse Abarth e não conhece a história pensa que é apenas mais um carro “esportivo de mentirinha”. Daquelas séries especiais que apostam alto no visual e deixam o bom desempenho de lado. Puro engano. O SUV Pulse em sua versão Abarth é o que podemos chamar de um esportivo de verdade com seu motor 1.3 turbo de 185 cavalos de potência. E ainda pode ser considerado um excelente custo-benefício para quem busca performance e não quer investir tanto dinheiro num veículo divertido, pois é possível levar um desses para casa gastando na faixa dos R$ 150 mil.
Importante esclarecer. No Abarth, tudo é bem diferente do Pulse convencional. Para quem não sabe, a Abarth é a empresa responsável por fazer carros de performance da Fiat, assim como a Mercedes traz os carros especiais da AMG e BMW que produz os modelos da linha M.
O Carro Arretado testou o SUV esportivo por alguns dias na cidade, com direito a uma viagem até João Pessoa, capital da Paraíba. Colocamos o esportivo na estrada e até média de consumo agradável ele fez, ainda que essa não seja a sua proposta. Ficou perto dos 12 km/l de gasolina no circuito rodoviário.
Apesar do leigo confundir, os entusiastas percebem as diferenças com facilidade entre o “Pulse normal” e o Abarth. Primeiro que o Abarth não exibe logomarca Fiat. É o desenho do escorpião, símbolo da Abarth. O Pulse Abarth tem saída de escape duplo, grade frontal com abertura de ar larga, adesivos nas laterais e rodas de 18 polegadas, típicos elementos de carro esportivo.
Quem liga o carro percebe ainda o ronco do motor 1.3 turbo (na Pulse convencional a motorização é 1.0 de 130 cavalos de potência). O câmbio do Abarth é automático de seis velocidades.
O conjunto faz ele ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, o que garante um desempenho satisfatório pra o conjunto. Sem falar que recebe retoques importantes na suspensão para poder voar baixo na pista e fazer curvas com mais segurança.
Se quiser apimentar a viagem, basta acionar o botão "Poison" no volante e o carro fica ainda mais esperto, o pedal do acelerador fica mais leve, o câmbio faz trocas mais rápidas, o painel muda para a cor vermelha, e o ronco do motor aumenta. Tudo melhora, ou, quase tudo...O consumo também vai lá pra cima. Portanto, se for rodar muito neste modo de condução, prepare o bolso para abastecer o carro mais vezes.
O Pulse Abarth pode ser um bom companheiro de viagem. Pelo que oferece, tem média de consumo dentro da sua realidade de um carro esportivo e ainda vai garantir ultrapassagens mais seguras com seu motor de 185 cavalos.
O Pulse tem rodas de 18 polegadas e detalhes que simulam fibra de carbono no painel central. Segue com bancos de couro, revestimento que deixa o painel das portas mais macio e uma lista de itens satisfatória.
Ar-condicionado digital automático, saídas para a segunda fileira, partida por botão, painel digital e central multimídia com espelhamento sem fio fazem parte do pacote de bondades. Outro destaque é o freio de estacionamento elétrico para esta versão.
Com o mercado brasileiro oferecendo uma lista de esportivos enxuta, o Pulse Abarth acaba sendo uma das melhores opções.
Abaixo de R$ 200 mil não temos muitos carros a combustão com o mesmo desempenho que o Pulse Abarth.
Agora se você tiver grana sobrando e quiser um 0km, terá Honda Civic Type R e Toyota Corolla GR, modelos que passam dos R$ 400 mil.