Patrocinada

Com metodologias ativas e protagonismo estudantil, Madre de Deus celebra aprovações

Excelência de resultados é fruto da estrutura sólida e da preparação multidisciplinar oferecida aos alunos pela instituição desde o Ensino Fundamental

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 13/04/2021 às 11:52 | Atualizado em 13/04/2021 às 12:02
Patrocinada
X

Atingir bons resultados no Enem e nos vestibulares exige empenho, esforço e dedicação dos estudantes que sonham em ingressar em uma universidade. Saber equilibrar a força de vontade e a ansiedade durante os meses que antecedem as provas pode ser um verdadeiro desafio. No Colégio Madre de Deus, essa preparação começa cedo, ainda no Ensino Fundamental, para construir uma sólida base de conhecimento e uma maior segurança na escolha profissional dos alunos. O resultado desse trabalho conjunto se mostra no índice de aprovação de mais de 90% em universidades públicas obtido pelos estudantes do colégio.

“O Madre de Deus tem um trabalho sistemático de orientação de carreira para os estudantes, que começa no 9º ano. É a partir daí que nossos alunos participam de feiras, jornadas de profissões e rodas de discussões com profissionais de diversas áreas. Já no Ensino Médio, fazemos um trabalho muito direcionado de coaching vocacional, através de várias estratégias para auxiliá-los nesse processo”, explica a diretora pedagógica do Colégio Madre de Deus, Socorro Oliveira.

Jailton Jr./JC360
Diretora pedagógica do Madre de Deus, Socorro Oliveira ressalta que o colégio oferece orientação de carreira a partir do 9º ano do Ensino Fundamental para os estudantes - Jailton Jr./JC360

O colégio desenvolve as habilidades de seus estudantes a partir de metodologias ativas, tornando-os protagonistas de seus desempenhos. “Dentro da nossa proposta pedagógica, contemplamos a construção de resultados e preparamos o estudante para atingi-los com excelência. Também habilitamos nossos alunos para que sejam cidadãos diferenciados dentro do mercado de trabalho, atuando de forma ética, com autonomia e com um pensamento reflexivo e crítico”, complementa a diretora.

Leia também:

>> UFPE republica edital de matrícula relativo ao Sisu 2021 com novo cronograma; confira

>> Saiba como calcular o peso da nota no Enem para os cursos da UFPE

>> Em dúvida sobre qual curso se inscrever no Sisu? Conheça as graduações ofertadas em Pernambuco

Aprovado no curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE), Guilherme Bukhardt, 18 anos, reconhece a importância que o Madre de Deus tem na sua vida escolar, principalmente por acompanhá-lo desde pequeno. “O Madre de Deus faz o que nenhum outro colégio, a meu ver, consegue fazer, aliando um clima de família, atenção e comprometimento, a uma estrutura de alto nível. Estudo no Madre desde meus 2 anos de idade e sempre me senti em casa. Lá, você não é apenas um número ou uma aprovação, mas sim um indivíduo que é tão importante quanto todos os outros”, elogia.

Jailton Jr./JC360
Aprovado em Direito na UPE, Guilherme Bukhardt observa que sua formação no Colégio Madre de Deus foi bem importante para o sucesso no vestibular - Jailton Jr./JC360

Além do intenso acompanhamento pedagógico, o Madre de Deus também assiste com um setor de psicologia, que auxilia os estudantes no processo de decisão profissional. “Oferecemos o apoio de orientação de carreira - inclusive com ferramentas do mundo corporativo -, acompanhamento psicológico, apoio da coordenação pedagógica. Esse serviço faz parte do trabalho multidisciplinar que é realizado com os estudantes desde o 9º ano, de forma gradativa, para ajudá-los na escolha da carreira”, pontua Socorro.

Leia também:

>> Para candidatos do Sisu, vale saber quando começa o ano letivo 2021 nas universidades de Pernambuco

>> Vagas, cronograma, bônus, ponto de corte, regras: o que você precisa saber sobre o Sisu 2021

>> Quais as universidades de Pernambuco dão bônus de 10% no Enem para o Sisu e quem tem direito

Guilherme ressalta que, durante a preparação para o vestibular, teve que lidar com a ansiedade e que esse suporte psicológico foi essencial para ajudá-lo a conseguir uma boa colocação. “O acompanhamento psicológico e individual do Madre de Deus fez total diferença ao longo dos três anos de preparação. A transição para o Ensino Médio, os vestibulares e a ansiedade pelos resultados são desafios difíceis de se enfrentar sozinho. No Madre, nunca me senti assim, pois sempre tive esse apoio”.

Família e escola, juntas

Satisfeito como o filho, o advogado Ari Bukhardt, 52, comemora o ótimo desempenho de Guilherme no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da UPE. “Diante de todos os desafios que ele viveu, em especial pela mudança brusca, em face da pandemia, avalio como excelentes os resultados nos vestibulares. Com toda certeza, o Madre de Deus, com a abordagem pedagógica implantada desde as séries iniciais, colaborou para o êxito das aprovações de Guilherme”, pondera.

A diretora Socorro enxerga com bons olhos a relação entre instituição, estudante e parentes. Para ela, a família tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e no desempenho dos alunos. “A família sempre foi um ponto-chave. Entendemos que, sem ela, a gente não consegue avançar. Por isso, sempre procuramos criar oportunidades para trazer os pais para dentro da escola, para trabalhar junto com a gente. Este é um trabalho de parceria e confiança”, avalia.

Tradição e inovação

Fundado há 48 anos e atualmente com três campi no Recife, o Colégio Madre de Deus conta com diversos recursos que preparam o aluno de forma integral e visam bons resultados nos vestibulares. Em um ano atípico como 2020, por causa da pandemia da covid-19, a instituição conseguiu estruturar rapidamente suas aulas remotas, devido à tecnologia que já utilizava, mantendo a qualidade do ensino e o desempenho dos estudantes.

Divugação
Localizado na rua João Cardoso Aires, em Boa Viagem, a Unidade II do Colégio Madre de Deus conta com um moderno prédio de ensino para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (Pré-Universidade) - Divugação

“Passamos a ser uma referência nesse sentido, por sermos uma das escolas que realizou o trabalho na sua plenitude e com excelência. Quando a pandemia começou, já estávamos prontos para um novo modelo de educação, que perdura até hoje. Já tínhamos ferramentas como o Google Classroom, por exemplo. O retorno que tivemos dos alunos e dos pais nos deixou muito felizes”, comenta o diretor executivo do Madre de Deus, Gerez Figueiredo.

Protagonismo é palavra-chave

O Colégio Madre de Deus também incentiva o protagonismo de seus estudantes através de torneios de conhecimentos e do contato regular com o idioma inglês - atuando como escola bilíngue há mais de 10 anos. Em 2020, a instituição foi classificada para a Olimpíada Internacional de Matemática de Cingapura. “Também é uma prática rotineira da escola o incentivo à participação nessas Olimpíadas. Tudo que soma para o aluno, em nível cultural e intelectual, é incentivado dentro da escola. Nossos resultados em Olimpíadas de Química, Física, Raciocínio Lógico nos trazem muitas alegrias e muitas medalhas. É uma pena que, por causa da pandemia, algumas não puderam ser realizadas, mas nossos alunos foram classificados e isso nos deixa cheios de orgulho”, comemora Gerez.

Tags

Autor