Escola de Educação e Humanidades aproxima graduações com formação inovadora e reflexiva
Atendendo às novas demandas do mercado, Universidade Católica de Pernambuco estreita comunicação graduações e pós, com pilares humanístico e crítico
Aprender com os mais atuais métodos de ensino tem feito a diferença na vida profissional de muitos estudantes. Até pouco tempo, graduações eram pensadas isoladamente e promover a integração entre os cursos superiores parecia algo fora da realidade. Pensar na transdisciplinaridade de currículos educativos tornou-se fundamental para o desenvolvimento de novas habilidades consideradas, hoje, essenciais para o mercado. É o que tem feito a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que passa a contar, a partir deste ano, com a Escola de Educação e Humanidades.
Com foco em uma formação pedagógica em sintonia com as novidades exigidas pelo mercado de trabalho, a nova escola surge para despertar formas inovadoras do saber fazer. Além dos mestrados, doutorados e especializações, ela reúne mais de 14 graduações das ciências humanas, entre licenciaturas e bacharelados - confira o infográfico abaixo.
"Com a reorganização em escolas, todos os cursos foram repensados. Dentro desse processo de integração, consolidamos ainda mais nossa pedagogia baseada em problemas [PBL, do inglês Problem Based Learning] e isso ocasionou uma maior sinergia entre as pesquisas da pós com o fazer pedagógico da graduação", explica o diretor da Escola de Educação e Humanidades da Unicap, Danilo Curado.
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Os estudantes trabalham com trilhas de conhecimento, em substituição aos conteúdos programáticos estabelecidos anteriormente. Com isso, eles têm contato com problemas reais dentro da sua área de ensino e são estimulados a procurar soluções que desenvolvam a capacidade para lidar com os desafios do mundo pós-moderno.
"Essas trilhas fazem parte de um currículo móvel porque são repensadas constantemente para que o estudante desenvolva competências necessárias à sua formação. A cada ciclo, isso é revisto à luz das mudanças que acontecem na sociedade", pontua Danilo.
Humanização
Tornar a aprendizagem mais humana também tem sido um pilar importante na reestruturação. Buscar atender novas sensibilidades - principalmente neste mundo pós-covid-19, também favorece a capacidade dos alunos a pensar novas maneiras de enfrentar os desafios presentes no mercado.
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"Formamos profissionais humanos e antenados com essa demanda do século XXI, que são as tecnologias, as habilidades e competências para lidar com os outros. Isso favorece uma formação crítica e reflexiva, permitindo que eles atuem reconhecendo a diversidade cultural, os direitos das minorias e também a integração da natureza e da sociedade", pondera o coordenador de Letras da Unicap, Antônio Moraes.
Ele considera ainda que essas mudanças preparam melhor os estudantes também para atuar no mundo acadêmico. "Não deixamos de dar atenção também à formação de pesquisadores. Nossos alunos participam dos PIBICs, que são bolsas de iniciação científica, e também de residências pedagógicas. Esses são outros diferenciais interessantes para uma formação mais completa", finaliza.
Assista ao vídeo e conheça outros detalhes da Escola de Educação e Humanidades da Unicap: