O joelho é uma das principais articulações do corpo humano, e por suportar os impactos dos movimentos ao longo do dia, pode adquirir lesões que causam dores, inchaço, rigidez, bloqueio articular e até incapacidade de locomoção.
Problemas no joelho podem atingir pessoas de qualquer idade, que tenham predisposição genética ou não. Por isso, movimentos inadequados, quedas e condições como doenças preexistentes, degenerativas e autoimunes podem influenciar na saúde das articulações.
A boa notícia é que os cuidados com lesões no joelho estão sendo cada vez mais beneficiados pela técnica da Artroscopia, que é quase sempre a primeira opção de tratamento para lesões de menisco, do ligamento cruzado anterior e do cruzado posterior, lesões de cartilagem e luxações de patela.
O importante instrumento de tratamento e diagnóstico é realizado com pequenas incisões, sem precisar fazer um corte grande na pele do paciente. Assim, o artroscópio é introduzido e permite a visualização da articulação por meio de uma microcâmera. Com as imagens, é possível observar as estruturas no interior do joelho, identificar a lesão e corrigi-la.
De acordo com o Dr. Luiz Marco Braga, ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, a abordagem artroscópica é rápida, com duração média de uma hora. Com o auxílio da fisioterapia, a intervenção também diminui o tempo necessário de reabilitação do paciente se comparada à cirurgia tradicional, mas pode variar de acordo com a patologia tratada.
O Hospital Jayme da Fonte é referência no tratamento de lesões ortopédicas e possui uma reconhecida equipe de ortopedia no Nordeste, com profissionais especializados em todas as áreas. A instituição realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos de alta complexidade.
Desde 1955 prestando os melhores serviços, o Hospital Jayme da Fonte acompanha os avanços da ciência e da tecnologia na área da saúde. A unidade localizada no bairro das Graças, “no coração do Recife”, oferece uma aparelhagem sofisticada, tratamentos cirúrgicos e centro de diagnóstico moderno.
O complexo hospitalar, considerado o primeiro pronto-socorro privado do Norte/Nordeste, conta com mais de 100 leitos, UTIs completas, e serviços de urgência e emergência 24h em traumato-ortopedia, bem como clínica médica, cirurgia geral e cardiologia.