Educação

50+: Descubra como essas pessoas estão transformando suas vidas na universidade

Conheça Dona Dorothi, de 90 anos, aluna dedicada do Unicap Prata 50+, que voltou ao mundo acadêmico para cursar Jornalismo

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 17/04/2024 às 6:00
Patrocinada

Com um quarto da população prevista para ter mais de 60 anos até 2043, voltar a estudar, fazer um curso de Graduação, Especialização, MBA, LLM, Mestrado, Doutorado, ou ainda Cursos e Atividades de Extensão é uma oportunidade de ingressar ou retornar à universidade para realizar sonhos e objetivos, e expandir conhecimentos.

Um exemplo vivo dessa transformação é Dona Dorothi Lira da Silva, de 90 anos. Natural de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, e com cinco graduações no currículo, sua história com os estudos é marcada por determinação, persistência e um desejo constante de manter a mente ativa.

“Aprendi a ler em casa, com minha mãe, lá pelos meus sete anos. Depois, a vida me levou por outros caminhos, e aos 13 já estava trabalhando para ajudar em casa”, recorda Dorothi.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Dorothi com os colegas de turma do primeiro período de Jornalismo da Unicap - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Determinação

O antigo ginásio ficou para depois, mas o desejo de aprender nunca se apagou. Já casada, com três filhos, Dorothi estava determinada a retomar os estudos, se formou em Pedagogia e em Ciências Físicas e Biológicas e atuou como professora de matemática em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

“E olha só que história engraçada: nos anos 1980, precisavam de alguém para dar aula de Religião. Adivinha quem foi chamada? Eu mesma! Mesmo sem a formação na época, me dediquei e me formei também em Ensino Religioso”, conta.

Se aposentou em 1994 e se mudou com a família para Olinda. Com o apoio dos filhos advogados, Dorothi retomou os estudos novamente, mesmo com seis filhos, dez netos e quatro bisnetos. “Optei por Direito, pois era a opção mais próxima em Olinda. Sempre tive o desejo de fazer Jornalismo, mas a vida nos apresenta caminhos diferentes”, disse.

Ela concluiu o curso de Direito no fim do ano passado e, por acreditar que nunca é tarde para realizar sonhos, já emendou na busca de mais uma formação. Agora, aos 90 anos, Dorothi finalmente está matriculada no curso que sempre quis: Jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“Estou adorando, cercada por uma estrutura muito boa e por pessoas acolhedoras, tanto alunos quanto professores. Estou lá quase todo dia e minha família tem razão: eu fico bem mais feliz quando estou estudando. É como se a vida tivesse mais cor, mais graça”, diz, realizada.

LabCom Unicap
O professor Filipe Falcão com a turma de Jornalismo da Unicap - LabCom Unicap

Filipe Falcão, professor de Jornalismo na Unicap, destaca a participação ativa e enriquecedora de Dorothi na disciplina de Fundamentos do Jornalismo, ressaltando sua habilidade em relacionar experiências passadas com o presente, o que torna as discussões sobre a história e o processo jornalístico ainda mais interessantes.

“Quando a gente vai falar da história do jornalismo, do processo de notícias, é muito interessante porque ela se lembra de acontecimentos do passado, mas ela também faz o exercício para a atualidade, então acaba sendo muito rico”, ressalta o professor.

Unicap Prata 50+

Dorothi faz parte do programa "Unicap Prata 50+: Universidade não tem idade", uma iniciativa inovadora da Católica para proporcionar mais qualidade de vida e dignidade às pessoas acima dos 50 anos. Evitando a ociosidade, o isolamento e a solidão, a instituição oferece condições especiais em formações de diversos níveis.

Cirlene Silva, assessora do projeto e coordenadora da pós-graduação em Gerontologia e do MINTER (Mestrado em Psicologia Clínica - Quixadá/CE), acredita que conviver e viver novas experiências se traduzem em um novo sentido para vida dessas pessoas.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Para Cirlene Silva, o objetivo é ter as pessoas 50+, cada vez mais na Universidade, abrilhantando com a sabedoria que acumularam ao longo do tempo. - JAILTON JR./JC IMAGEM

“É uma etapa do ciclo vital, que após anos de trabalho se chega a um momento da existência no qual poderá viver sonhos e projetos de vida antes adiados. Estudar nos ajuda a sublimar, ressignificar, dar sentido à vida. Ocuparmos o nosso tempo interagindo com outras gerações, estimulamos o nosso cérebro, aprendemos e ensinamos”, pontua.

Foi a partir deste projeto, iniciado há cinco anos, que hoje a Universidade Católica de Pernambuco está mais diversa, com estudantes de diferentes faixas etárias convivendo em um ambiente plural.

“A longo prazo, é ter as pessoas 50+ cada vez mais na Universidade abrilhantando o espaço acadêmico com a sabedoria e experiência que acumularam ao longo do tempo, o nosso, o seu espaço de encontro e reencontro”, diz Cirlene.

Quem pode se inscrever no Unicap Prata 50+?

Todas as pessoas que tenham a partir de 50 anos de idade podem se inscrever e participar de tudo que o Unicap Prata 50+ oferece. Contudo, cada curso tem os seus pré-requisitos. Na graduação, por exemplo, é necessário ter o Ensino Médio Completo.

Já para as especializações, MBAs, LLMs, Mestrados e Doutorados, se faz necessário o diploma de graduação. Os cursos e atividades de extensão são livres, qualquer pessoa pode participar.

Para mais informações

portal.unicap.br/prata
E-mail: [email protected]
Telefone: 81 2119-4488
Celular e WhatsApp: (81) 98186-9494
Instagram: @unicap.prata

Tags

Autor