AGÊNCIA ESPACIAL

Nasa nomeia uma mulher para dirigir voos tripulados

Este é um dos cargos mais importantes da agência espacial dos Estados Unidos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/06/2020 às 17:10 | Atualizado em 12/06/2020 às 17:10
DIVULGAÇÃO/NASA
Kathy Lueders ingressou na Nasa em 1992 e comandava o programa de voos comerciais tripulados - FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA

Kathy Lueders foi nomeada nesta sexta-feira (12) diretora de voos tripulados da Nasa, um dos cargos mais importantes da agência espacial dos Estados Unidos, que está desenvolvendo planos para retornar à Lua em 2024.

"Kathy Lueders foi eleita para comandar a direção da Nasa para exploração e operações humanas", disse Jim Bridenstine, administrador da agência espacial, no Twitter.

Kathy, que ingressou na Nasa em 1992, comandava o programa de voos comerciais tripulados, que teve seu primeiro êxito com o lançamento em 30 de maio de dois astronautas da Estação Espacial Internacional em uma nave da companhia privada SpaceX. Foi ela também que, durante anos, supervisionou o exaustivo programa de testes, cheio de mudanças e contratempos, das cápsulas desenvolvidas pela SpaceX e Boeing, outra companhia associada à Nasa, para garantir que as naves fossem seguras para os ocupantes.

"A equipe da Nasa-SpaceX sempre superou as expectativas, eles fizeram milagres para mim", disse, durante sessão informativa em 29 de maio.

O programa de voos tripulados privados da Nasa foi lançado na década de 2010, sob a presidência de Barack Obama, e representou uma mudança de modelo para a agência espacial, que, desde então, encarrega a indústria aeronáutica privada do design e fabricação de foguetes e veículos espaciais.

O calendário atual da Nasa, estabelecido pelo governo Trump, prevê o pouso de dois astronautas, um deles mulher, na Lua em 2024, utilizando o foguete SLS e a cápsula Orion. Mas o desenvolvimento do plano sofreu atrasos e a Nasa ainda não escolheu a empresa que fabricará o módulo de pouso na Lua.

Comentários

Últimas notícias