TECNOLOGIA

Com mais recursos de privacidade, iOS 14 chega nesta quarta-feira (16)

Apesar de possíveis melhorias, o update do sistema operacional da Apple é lançado sob suspeita dos olhos de blogs especializados em tecnologia

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 16/09/2020 às 12:21 | Atualizado em 16/09/2020 às 12:41
Reprodução/Apple
Widgets na Tela de Início - FOTO: Reprodução/Apple

Nesta quarta-feira (16), a Apple lança o iOS 14, sistema operacional mais atualizado para modelos do iPhone a partir do 6SE. Além disso, a empresa também deve liberar as atualizações dos sistemas operacionais de iPads e smartwhatches. 

Anunciado em junho deste ano, na Apple Worldwide Developers Conference 2020, o iOS14 traz consigo novas funções para turbinar o seu iPhone, como a adição de widgets à tela inicial do celular, o lançamento de uma espécie de gaveta de aplicativos, e melhores recursos de privacidade e segurança que permitem ao usuário saber quando um app baixado acessa câmera, microfone ou dados do dispositivo.

Reprodução/Apple
Biblioteca de Apps - Reprodução/Apple

No entanto, apesar das melhorias propostas pela equipe de desenvolvedores da multinacional americana, muitos blogs especializados em tecnologia vêm alertando os usuários a terem um pouco mais de paciência e aguardarem pelo menos uma semana para realizarem a atualização. De acordo com críticos, os desenvolvedores não tiveram tempo suficiente para testar a versão mais recente e isso pode acarretar em possíveis bugs no sistema do aparelho, impossibilitando determinados aplicativos de funcionarem. 

Funções novas, outras nem tanto

Apesar da ansiedade dos usuários da apple, algumas das novas funções apresentadas pelo iOS 14 já podem ser utilizadas há bastante tempo em smartphones com o sistema operacional Android, do Google. Widgets na tela principal do celular e uma espécie de gavetinha de aplicativos para otimizar a usabilidade do aparelho são exemplos disso.

No entanto, em se tratando de diferenciais, o sistema operacional da Apple apresenta o App Library e o Smart Stack. O primeiro, como o próprio nome já sugere, se trata de uma espécie de livraria virtual com todos os programas e aplicativos instalados no celular dispostos em diferentes categorias. Já o segundo, atua com o auxílio de Inteligência Artificial (IA) para realizar serviços úteis.

Além disso, o sistema promete trazer mais segurança e privacidade ao usuário. Haverá, por exemplo, uma ferramenta capaz de alertar quando os aplicativos instalados acessarem os dados salvos no celular. De acordo com testes realizados, a ferramenta fez sucesso e conseguiu flagrar diversos apps dando essa "espiadinha", como o TikTok e o LinkedIn. A App Store, loja de aplicativos da Apple, agora passará a exibir as autorizações pedidas pelos apps antes de instalá-los no aparelho.

A melhoria no sistema de troca de mensagens da marca, iMessagens, também é um avanço. E tem mais: O iOS 14 irá inaugurar um aplicativo de traduções da própria marca que permite a facilidade na conversa de pessoas de línguas distintas. Haverá também o App Clips, aplicações mais leves que não precisam ser instaladas no celular para que possam ser utilizadas, e um suporte para que os vídeos possam ser assistidos em janela flutuante na tela do iPhone.

Reprodução/Apple
Conversas Fixadas no iMessenger - Reprodução/Apple

Para participar de um tour virtual completo com detalhes de todas as atualizações presentes no iOS 14, basta acessar ao site oficial da Apple Brasil.

Confira o passo a passo para realizar a atualização: 

1 - Em primeiro lugar, é extremamente necessário que o usuário realize um backup em seu celular antes de começar os procedimentos de atualização do sistema, deste modo, os riscos de algum dado presente em seu aparelho sumir, é muito menor.

2 - É importante também deixar um espaço livre no armazenamento do seu celular. Exclua arquivos e apps desnecessários e verifique suas atualizações pendentes. 

3 - Depois disso. Você deverá clicar em "Ajustes" e localizar a opção "Atualização de Software”. Ao clicar nesta seção, você será redirecionado a uma nova página onde serão exibidas informações sobre o iOS 14.

4 - Selecione a opção “baixar e instalar”.

Veja abaixo cada modelo compatível com o download do iOS 14: 

Nem todos os celulares da Apple receberão a atualização. Apenas os modelos a partir do iPhone SE poderão realizar o update. Confira a lista: 

- iPhone 11;

- iPhone 11 Pro;

- iPhone 11 Pro Max;

- iPhone X;

- iPhone XR;

- iPhone XS;

- iPhone XS Max;

- iPhone 8;

- iPhone 8 Plus;

- iPhone 7;

- iPhone 7 Plus;

- iPhone 6S;

- iPhone 6S Plus;

- iPhone SE;

- iPhone SE 2.

 

Comentários

Últimas notícias