COVID-19

Com aprovação da Pfizer e BioNTech, EUA inicia campanha de vacina contra covid-19 nesta segunda-feira

Os imunizantes já haviam sido aprovados pela FDA para uso emergencial da vacina contra a covid-19.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/12/2020 às 16:38 | Atualizado em 13/12/2020 às 16:39
Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados
Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aprova os imunizantes contra a covid-19 e EUA inicia campanha de vacinação nesta segunda-feira (14). - FOTO: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados

A campanha de imunização contra a covid-19 nos Estados Unidos, inicia a partir desta segunda-feira (14), após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), aprovar as vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. De acordo com as informações publicadas pelo portal G1, a vacina da Pfizer tem alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça, etnia e entre pessoas com "condições médicas subjacentes", bem como entre participantes com evidência de infecção anterior pelo Sars-CoV-2.

>> EUA dá início à preparação para vacinação contra covid-19; general compara momento a "Dia D" da 2ª Guerra

"Embora números de hospitalizações e mortes observadas foram baixas, os dados eram consistentes com risco reduzido para esses desfechos graves entre as pessoas vacinadas em comparação com o placebo", diz nota do CDC, divulgada neste domingo (13). 

O diretor da CDC, Robert R. Redfield, comemorou a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos EUA."Ontem à noite, tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina", afirmou Redfield. 

Na última sexta-feira (11), a agência regularoda de medicamentos americana FDA, havia anunciado a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Com isso, os Estados Unidos se tornaram o 6º país a autorizar o uso deste imunizante.

Ainda de acordo com o G1, o anúncio seguiu a recomendação de um órgão consultivo que recomendou a vacina para uso emergencial em maiores de 16 anos. Para começar a vacinação era preciso apenas que a CDC também aprovasse os imunizantes. 

A vacina da Pfizer já foi aprovada pelo Reino Unido, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e México. A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira (8).

 

Comentários

Últimas notícias