astronomia

O que é equinócio da primavera? Fenômeno astronômico ocorre nesta quarta-feira (22)

Especialista explica do que se trata o evento da astronomia

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 22/09/2021 às 6:00
Notícia
X

Esta quarta-feira (22) será marcada por um fenômeno astronômico: o equinócio da primavera. O evento, que indica o início da primavera no Hemisfério Sul e o começo do outono no Hemisfério Norte, ocorre quando o sol cruza o plano do equador celeste, que é a linha imaginária do equador projetada na abóbada do céu. Nesse acontecimento, a luz solar incide da mesma maneira sobre os dois hemisférios terrestres e, com isso, os dias e as noites têm a mesma duração (12 horas).

"Durante um equinócio, nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao sol. Com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios. É por isso que a duração da luz do dia é teoricamente a mesma em todos os pontos da superfície da Terra", explicou o astrônomo Cleiton Batista, coordenador do Observatório da Sé, que é administrado pelo Espaço Ciência.

>> O que é solstício de verão? Entenda fenômeno astronômico

>> Conjunção tripla entre a Lua, Júpiter e Saturno foi vista no Grande Recife

A palavra equinócio é derivada do latim, que significa "noites iguais". Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, na primavera e no outono. Quando a primavera chega ao fim, ela dá lugar a outro evento astronômico: o solstício de verão. "Este é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do sol", disse Cleiton.

Comumente o equinócio de primavera ocorre nos dias 21 ou 22 de setembro, no Hemisfério Sul. Já no Hemisfério Norte, costuma acontecer nos dias 20 ou 21 de março.

Semana de astronomia

Teve início na última segunda-feira (20), a Semana da Astronomia, no Espaço Ciência, que fica no Parque Memorial Arcoverde, Complexo de - Salgadinho, Olinda. Haverá atividades remotas: bate-papos, oficinas, desafios, podcast, transmissão ao vivo da observação da Lua e realização do Experimento de Eratóstenes. E também atividades no Espaço Ciência, com lançamento de foguetes e observação do sol. Informações sobree o eventos podem ser obtidas pelo site https://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=18448.

Tags

Autor