As buscas pelo submarino que desapareceu nesta segunda-feira (19) continuam. Uma equipe de resgate foi acionada hoje (20) para encontrar o submersível com cinco pessoas a bordo.
As pessoas iriam realizar um passeio para ver os destroços do Titanic mas desapareceu no Oceano Atlântico.
ONDE O TITANIC AFUNDOU?
O submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, teve a conexão foi perdida no domingo, durante sua descida até os destroços do navio, localizados a quase 4.000 metros de profundidade no meio do Atlântico Norte.
Das cinco pessoas a bordo, uma é o milionário aviador britânico Hamish Harding, presidente da companhia de jatos particulares Action Aviation, além do renomado empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho, Suleman.
GUARDA-COSTEIRA NAS BUSCAS
As guardas-costeiras americana e canadense mobilizaram barcos e aviões na intensa busca aérea e marítima da embarcação, equipada com oxigênio de emergência para quatro dias.
O contra-almirante John Mauger, que chefia as buscas, declarou à emissora ABC News que as equipes de resgate rastrearam uma área de 13.000 km².
RESTAM 40 HORAS DE OXIGÊNIO
A Guarda-Costeira americana informou nesta terça que até o momento, a "complexa" busca pelo submersível não teve resultados e que a embarcação tem "cerca de 40 horas de oxigênio" restantes.
SUBMARINO IMPLODIU?
Implodir significa "provocar ou sofrer implosão", ou seja, o processo onde objetos são destruídos por si mesmos.
Muitas pessoas estão questionando na internet se há a possíbilidade do submarino ter explodido no fundo do oceano. Ainda não há informações sobre a localização do submersível ou da tripulação.
ESPECIALISTA EXPLICA POSSÍVEL CAUSA
Alistair Greig, professor de engenharia marinha do University College London, sugeriu duas possíveis hipóteses, baseadas nas imagens do submarino que foram publicadas pela imprensa.
A primeira é um problema elétrico ou de comunicações. O submersível pode ter subido à superfície e estar flutuando "esperando ser encontrado".
A segunda situação é que o casco tenha sido danificado. Para ele, caso isso tenha acontecido, "o prognóstico não é bom".
"Outro cenário é que o casco de pressão tenha se danificado, (e havido) um vazamento".
SUBMARINO DESAPARECIDO TITANIC era dirigido por “controle” de videogame
QUANTO CUSTA O MERGULHO PARA VER O TITANIC?
Segundo a OceanGate Expeditions, empresa responsável pelo mergulho, a viagem para conhecer os restos do Titanic dura oito (8) dias e sai da cidade de St. John's, no Canadá, indo até o local onde o Titanic naufragou.
O mergulho de submarino dura 8 horas e custa em torno de US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão, em cotação atual).