No último domingo (18), o submarino Titan da OceanGate foi dado como desaparecido enquanto fazia uma expedição turística para ver os destroços do Titanic no oceano atlântico.
De acordo com o contra-almirante Jhon Mauger em entrevista à BBC News, o oxigênio dentro do submarino se esgotou na manhã de hoje (22).
O submarino partiu para ver o Titanic tripulado por 5 pessoas, Stockton Rush, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henry Nargeolet e Hamish Harding.
O que aconteceu com o submarino desaparecido?
O fim do oxigênio na manhã desta quinta-feira não é a única preocupação, a expedição que o submarino partiu foi para ver o Titanic que está a 3.200 metros de profundidade.
Qualquer mergulho a esse nível de profundidade é muito perigoso por diversos motivos, desde a pressão da água até a baixa luminosidade.
De acordo com informações publicadas pela BBC News, a região que o Titanic naufragou é conhecida como "zona da meia-noite", esse nome se dá pela baixa luminosidade do local, já que a luz do sol chega mais fraca a essa profundidade, tornando mais fácil ficar desorientado.
Outro perigo que o submarino desaparecido pode estar enfrentando é a pressão da água, que pode chegar a causar uma implosão.
A implosão pode ser causada por alguns fatores, o submarino está submerso há muito tempo ou alguma falha no casco ou sistema de pressurização, fazendo com que ele seja esmagado pela pressão da água.
Como o submarino era controlado?
O submarino que desapareceu em busca dos destroços do Titanic era um tipo especifico submarino, ele é um submersível.
A principal diferença entre ambos é que o submarino é de uso exclusivamente militar, por isso são mais rápidos e são preparados para cobrir distâncias maiores, já os subversivos são mais para uso turístico.
De acordo com vídeo do executivo da OceanGate, Stockton Bush para a CBS que mostrava a estrutura do submersível, o veículo marinho era controlado de forma remota por um controle com a aparência muito parecida com um controle de vídeo game.
SUBMARINO DESAPARECIDO: 5 CASOS SEMELHANTES AO DO SUBMARINO TITAN