A Guarda Costeira encontrou nesta quinta-feira (22), destroços dentro da área de busca do submarino Titan.
O Submarino Titan desapareceu neste último domingo (18), perdendo a comunicação duas horas depois de iniciar a expedição.
Veja nesta matéria:
- Os destroços encontrados são do submarino;
- a falta de oxigênio;
- Como era o submarino por dentro?
- Quem são os tripulantes.
OS DESTROÇOS ENCONTRADOS SÃO DO SUBMARINO?
Segundo informações da Guarda Costeira, os destroços foram encontrados com a ajuda de sondas, nas proximidades dos restos do Titanic.
"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", informou o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.
A sonda canadense pertence ao navio canadense Horizon Artic. A sonda e mais dois robôs foram enviados nesta manhã e são capazes de chegar até a profundeza máxima do oceano atlântico, dentro do período de buscas, que é cerca de 20 mil metros quadrados.
Ainda não se sabe se os destroços encontrados são do submarino Titan.
A FALTA DE OXIGÊNIO
O fim do suporte de oxigênio estava programado para a manhã desta quinta-feira e a localização dos destroços foi feita cinco horas após o prazo de duração de oxigênio no submarino.
Por isso, todas as equipes de operação, compostas por militares e dezenas de navios, aviões e sondas dos Estados Unidos, do Canadá e da França, reforçam as buscas para encontrar o submarino.
"Não sabemos onde eles estão, para ser franco com você", disse o capitão Jamie Frederick, que lidera as buscas pelo submarino.
A área de buscas aumentou após a equipe de resgate detectar sons, na terça e na quarta-feira. Atualmente a área de buscas tem o tamanho do Sergipe e 4 km de profundidade. Ainda não se sabe a origem dos ruídos e se o som foi emitido pelo submarino.
"Não acho que o barulho seja deles, podem ser apenas sons naturais. Estamos ouvindo barulhos quando mais navios estão entrando na área, e não acho que isso seja coincidência", disse o ex-comandante do submarino nuclear da Marinha dos EUA, David Marquet à BBC.
COMO ERA O SUBMARINO POR DENTRO?
O submarino tinha capacidade para cinco pessoas e com essa quantidade de tripulantes teria 96 horas de suporte a vida. O fabricante também destaca outras características do submarino, são elas:
- Operar até 4 mil metros de profundidade;
- Material à base de fibra de carbono e titânio;
- Dimensões de 670cm x 280cm x 250cm;
- Carga útil de 685 quilos;
- Velocidade máxima de 3 nós (o equivalente a 5,5 quilômetros por hora).
QUEM SÃO OS TRIPULANTES?
No momento de sua partida, tripulavam o submarino dois bilionários, um empresário da indústria naval, um pesquisador do navio Titanic e o filho de um bilionário.
Um dos passageiros foi identificado como o empresário britânico Hamish Harding, cuja empresa de aviação havia publicado nas redes sociais sobre sua expedição à área onde naufragou o Titanic.
Harding, um aviador de 58 anos, turista espacial e presidente da associação Action Aviation, publicou em seu Instagram no domingo que estava orgulhoso de se juntar à missão Titanic da OceanGate.
Quem são os 5 TRIPULANTES do SUBMARINO TITAN? Veja o vídeo:
O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood também estão a bordo da embarcação.
Shahzada Dawood é vice-presidente do conglomerado Engro, com sede em Karachi, que tem investimentos em energia, agricultura, petroquímica e telecomunicações.
*Com informações da AFP