As operações de busca pelo submarino Titan, que desapareceu no domingo passado (18), possivelmente chegaram a uma conclusão.
De acordo com os últimos relatos, foram localizadas partes do submersível nas proximidades do naufrágio do Titanic.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (22), a guarda costeira confirmou a morte dos passageiros que estavam a bordo do Titan.
DESTROÇOS ENCONTRADOS SÃO DO SUBMARINO DESAPARECIDO
Segundo a BBC, um especialista em mergulho afirma que, entre os destroços encontrados nesta quinta-feira (22), estaria uma estrutura de pouso do Titan.
Autoridades também informaram a detecção de cinco componentes principais entre os destroços nas proximidades do local do Titanic.
Esses itens incluem um cone de nariz, localizado fora do casco de pressão, e uma área de destroços ampliada.
SUBMARINO DESAPARECIDO: IMPLOSÃO CAUSOU MORTE NO TITAN
A Guarda Costeira especula que um possível dano no casco do submarino pode ter comprometido a pressão interna da embarcação, que se encontrava a uma profundidade de aproximadamente 4 mil metros. Isso poderia ter resultado em uma implosão, um fenômeno no qual o objeto colapsa sobre si mesmo.
Ao contrário de uma explosão, na qual uma pressão interna acumulada é liberada para o exterior, a implosão ocorre devido a uma pressão externa que invade um corpo com uma pressão interna diferente, levando ao seu colapso.
Essa é a consequência quando um submarino permanece submerso por um longo período de tempo ou enfrenta problemas em seu casco ou sistemas de pressurização, tornando-se incapaz de suportar a pressão externa, resultando no esmagamento da embarcação.
Infelizmente, nesse cenário, todas as pessoas a bordo do submarino Titan teriam falecido.
Escuro e pressão de 35 elefantes: por que é tão difícil salvar um submarino? Entenda a seguir
EMPRESA DONA DO SUBMARINO, OceanGate se pronuncia sobre IMPLOSÃO DO TITAN
A OceanGate, empresa dona do submarino, divulgou um comunicado lamentando o ocorrido:
"Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam."