Destroços do Titan, submarino que levava cinco pessoas para um mergulho rumo aos destroços do Titanic, sofreu uma implosão, confirmada pelas autoridades locais na tarde desta quinta-feira (22) durante coletiva de imprensa.
O submarino despareceu no último domingo (18), mas a comunicação só durou 1h45 e logo após o mergulho, a embarcação encontrava-se desaparecida.
PEÇAS DO SUBMARINO ENCONTRADAS PRÓXIMAS AO TITANIC
"Autoridades disseram que cinco peças principais foram detectadas em meio aos destroços ao redor do local do Titanic. Entre eles, um cone de nariz, fora do casco de pressão, e um campo de detritos maior", disseram as autoridades durante a coletiva de imprensa.
FALHAS DURANTE O MERGULHO
Segundo informações do O Globo, algumas falhas foram cometidas durante o mergulho, dentre elas uma carta de especialistas que alertaram, em 2018, sobre os perigos de navegar em águas profundas.
JANELA NÃO SUPORTAVA PROFUNDIDADE ACIMA DE 1300 METROS
Um ex-funcionário da OceanGate, demitido em 2018, apontou num relatório que as janelas do submersível só aguentariam pressões até 1.300 metros de profundidade. Acima disso, as paredes iriam sofrer uma alta pressão.
Para comparação, o Titanic está afundado numa profundidade de 4.000 metros no Oceano Atlântico.
NÃO POSSUIA GPS
O Titan, submarino que implodiu, não possuia GPS. Em um programa de TV nos Estados Unidos, o repórter David Pogue, da rede de televisão americana CBS News, mostrou que o submersível não possuia GPS e era guiado através de mensagens de texto enviadas por um barco que ficava na superfície.
Ele fez uma reportagem mostrando como foi o mergulho realizado por ele e uma equipe na época.
CONTROLE DE VIDEOGAME
As mensagens recebidas eram e o submarino era controlado por um controle de videogame da Logitech.
"Isso vai soar estranho para muitas pessoas, mas muito deste submersível é feito de peças improvisadas que estão prontas para uso. Por exemplo, você o pilota com um controle de videogame", disse David Pogue.
CARTA DE ESPECIALISTAS
A OceanGate, empresa dona do submarino, ignorou um alerta de especialistas sobre o mergulho em águas profundas utilizando o submersível.
Na carta, informava "os perigos potenciais para os passageiros do Titan quando o submersível atingir profundidades extremas".
PROBLEMAS TÉCNICOS ANTERIORES
Segundo o repórter David Pogue, durante o mergulho o Titan ficou 2h30 sem comunicação e eles não conseguiram ver os destroços do Titanic.
"Neste mergulho, as comunicações de alguma forma foram interrompidas. O submarino nunca encontrou os destroços", disse.
QUAIS OS SINTOMAS QUE OS TRIPULANTES PODIAM SENTIR?
- HIPOTERMIA
- DORES DE CABEÇA
- PERDA DE CONSCIÊNCIA
- PÂNICO
- SONOLÊNCIA
- VERTIGEM
- ASFIXIA
SUBMARINO OCEANGATE: DESTROÇOS são ENCONTRADOS próximo ao TITANIC
QUEM ERAM OS TRIPULANTES A BORDO?
Das cinco pessoas a bordo, uma é o milionário aviador britânico Hamish Harding, presidente da companhia de jatos particulares Action Aviation.
Também estão o renomado empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho, Suleman.
O CEO da OcceanGate, Rush Stockton, também é um dos tripulantes.