Submarino

O SUBMARINO foi ENCONTRADO: Saiba o que acontece durante uma IMPLOSÃO de SUBMARINO

O submarino que partiu em expedição para ver o Titanic implodiu

Cadastrado por

Matheus Melquiades

Publicado em 23/06/2023 às 8:43 | Atualizado em 23/06/2023 às 8:45
Últimas notícias sobre o submarino desaparecido. - Oceangate/Reprodução

Na tarde da última quinta-feira (22), a guarda costeira americana anunciou ter encontrado os destroços do submarino Titan, da empresa OceanGate, que partiu para ver os destroços do Titanic.

Os destroços do submarino foram encontrados próximos aos restos do Titanic, a cerca de 3.800 metros de profundidade. Já foram confirmadas as mortes dos cinco tripulantes através de uma nota da OceanGate.


Submarino da OceanGate implodiu enquanto descia até o Titanic. - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

De acordo com a guarda costeira americana o submersível sofreu uma implosão, não se sabe ao certo quando a implosão aconteceu nem por que.

O que é implosão?

 

A implosão de um submarino pode se dar por alguns fatores, ou por alguma falha no casco ou sistema de pressurização, fazendo com que o submarino seja esmagado pela pressão da água, em menos de um segundo.

A guarda costeira americana acredita que o submersível não estava preparado para lidar com a pressão daquele nível de profundidade, já que quanto mais fundo, mais forte ficava a pressão.

Em entrevista ao G1, o professor Thiago Pontin Tancredi, professor de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que a pressão a 3.800 metros equivale ao peso de um elefante a cada 25 centímetros quadrados.

A pressão atmosférica ao nível do mar equivale a um bar (unidade de medida de pressão), já a pressão onde se encontra o Titanic é 400 vezes maior do que a do nível do mar.

A marinha detectou a implosão?

 

A marinha já havia captado o som da implosão do submarino da OceanGate a alguns dias, de acordo com o jornal "The Wall Street Journal" divulgado na última quinta-feira (22).

O som foi detectado por um sistema de captação de acústico de um navio que estava próximo da região onde o submarino mergulhou no Atlântico norte.

Leia Também

"A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas", disse um oficial da marinha americana ao jornal.
  

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS