Publicado em 23/06/2023 às 12:30
| Atualizado em 23/06/2023 às 14:13
Na sexta-feira (22), começou a circular, em diversas redes sociais, um vídeo dos tripulantes do submarino Titan se despedindo da família.
O caso é alusivo aos passageiros que tentaram chegar ao Titanic a bordo do submarino. Porém, foram vítimas de uma implosão da embarcação. Todos morreram no incidente.
Confira se o vídeo é verdadeiro ou não ao longo da matéria e mais informações sobre a situação.
VÍDEO DOS TRIPULANTES DO SUBMARINO SE DESPEDINDO É FAKE
Durante a quinta-feira (22), começou a circular um vídeo nas redes sociais o qual mostrava a tripulação do submarino Titan se despedindo de seus familiares.
Na suposta gravação, eles afirmavam que aquela seria a “última noite com oxigênio”, adotando um tom de despedida e resignação nas falas para suas famílias.
No entanto, o site Boatos.org conseguiu provar que o vídeo é fake levantando alguns pontos importantes.
O primeiro deles é que não houve tempo hábil para a gravação do vídeo, já que aconteceu a implosão do submarino Titan, algo detectado nos sonares das autoridades estadunidenses.
Além disso, outro ponto levantado é o movimento da boca de um dos membros da tripulação, algo que não é real. Existem sinais de que tudo poderia ter sido feito com inteligência artificial.
IMPLOSÃO SUBMARINO SIGNIFICADO: COMO ACONTECE A IMPLOSÃO DE UM SUBMARINO?
A implosão é um evento agressivo que consiste em uma explosão interna, que acontece quando os objetos são comprimidos sobre si próprios devido à pressões extremas.
VÍDEO IMPLOSÃO SUBMARINO: ASSISTA A SIMULAÇÃO DA IMPLOSÃO QUE ACONTECEU NO SUBMARINO TITAN
Veja abaixo a simulação de como teria sido a implosão do submarino Titan:
Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita queo "CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos". Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.
Leia a nota na íntegra: "Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.
Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.
Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família Ocean Gate é profundamente grata pelos incontáveis homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos abrangentes e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.
Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".
#vv #OceanGate #Submarino" />
CONHEÇA QUAIS FORAM OS SINTOMAS QUE OS TRIPULANTES PODEM TER SENTIDO POR CONTA DAS ÚLTIMAS HORAS COM OXIGÊNIO:
SUBMARINO TITAN: VEJA A HISTÓRIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO
Segundo informações do G1, o submarino Titan tem capacidade de levar até cinco ocupantes com cerca de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.
Uma viagem no submarino Titan custa algo em torno de R$ 1,19 milhão para cada pessoa e tem a duração de 8 dias.