Após a localização dos destroços do submarino em uma busca conduzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quinta-feira (22), um suposto vídeo dos membros da tripulação se despedindo está se espalhando pela internet.
No vídeo, eles teriam expressado que esta seria a "última noite com suprimento de oxigênio" e se despediram de seus entes queridos, abordando a ideia de que a morte não é o fim e encorajando a busca pelos sonhos.
Existem dois pontos que sustentam a total inveracidade dessa história. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento do caso do submarino em si. Não houve oportunidade para os tripulantes gravarem um vídeo mencionando que possuíam apenas 24 horas de oxigênio.
O segundo ponto está relacionado ao próprio vídeo. É evidente que o "movimento labial" de um dos membros da tripulação não é natural. Apenas a cabeça do indivíduo que fala se move. Há indícios de que a produção do vídeo tenha sido feita através do uso de ferramentas de inteligência artificial.
O QUE É DEEPFAKE?
Essa é uma falsificação criada através de deepfake, uma tecnologia que utiliza inteligência artificial (IA) para produzir vídeos falsos, porém convincentes, retratando pessoas realizando ações que nunca ocorreram na vida real.
Essa técnica, que possibilita a manipulação de vídeos, já foi utilizada para criar conteúdo como discursos fictícios atribuídos a políticos influentes.