O mundo inteiro vem acompanhando a saga do submersível Titan, embarcação operada pela empresa OceanGate Expeditions que iniciou a descida na manhã de domingo (18) e perdeu contato com a superfície menos de duas horas depois.
Neste sábado (24), o Canadá abriu uma investigação sobre a implosão do submersível, com cinco homens a bordo. O ocorrido desencadeou uma operação internacional de busca e resgate.
Entre as pessoas a bordo do submarino está o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, 58 anos, fundador e CEO da empresa Action Aviation. Harding escreveu no domingo no Instagram que estava orgulhoso de participar na expedição. O empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman também estavam no submarino, informou a família. Nesta matéria, você confere:
- Submarino Titanic
- Submarino Desaparecido
- Titan
- Titan Submarino
O que aconteceu com o Titan submarino?
O submersível Titan sofreu uma "implosão catastrófica", que ocorre devido à esmagadora pressão da água exercida no fundo do oceano.
Os destroços do Titanic repousam no leito do mar no Atlântico Norte, a uma profundidade de cerca de 3.800 metros. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de aproximadamente um bar, conhecido como uma atmosfera.
A uma profundidade em que se encontra o transatlântico, a pressão da água é multiplicada por 400 em relação aos valores da superfície marinha. Para efeito de comparação, a mordida de um grande tubarão-branco exerce uma força de quase 275 bares, de acordo com a revista Scientific American.
O que acontece na implosão de submarino?
Em uma implosão causada por um defeito no casco ou por qualquer outro motivo, o submersível colapsaria sobre si mesmo em milissegundos, esmagado pela imensa pressão da água. A morte seria praticamente instantânea para os ocupantes.
O Titan, construído pela OceanGate Inc. de Everett, Washington, foi projetado para suportar a extrema pressão da água na profundidade do Titanic e já havia realizado mergulhos anteriores ao naufrágio.
No entanto, surgiram algumas dúvidas sobre sua segurança, principalmente em uma ação judicial envolvendo o ex-diretor de operações marítimas da OceanGate, David Lochridge, que foi demitido em 2018 após alertar sobre o casco "experimental" de fibra de carbono do Titan.
Quem criou o submarino Titanic?
O submersível "Titan", de 6,5 metros de comprimento, mergulhou no domingo, mas perdeu a comunicação menos de duas horas após o início do mergulho turístico. Tinha uma autonomia teórica de 96 horas de oxigênio.
A OceanGate, que fabricou e operou o submersível, e que cobrava US$ 250.000 por assento (R$ 1,1 milhão, na cotação atual), levava turistas aos destroços do "Titanic", cujo naufrágio matou quase 1.500 pessoas em uma das maiores catástrofes marítimas da história.