OPINIÃO

Miterrand passou três horas no Recife e almoçou no Campo das Princesas

Respondendo a uma pergunta que fiz, o presidente francês revelou que sempre teve vontade de conhecer Pernambuco e que estava encantado com a beleza do Recife e com a maneira carinhosa como foi recebido.

Imagem do autor
Cadastrado por

JOÃO ALBERTO MARTINS SOBRAL

Publicado em 05/04/2024 às 0:00 | Atualizado em 05/04/2024 às 10:07
Notícia
X

O presidente francês Emmanuel Macron visitou o Brasil recentemente e passou por Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Nada do Recife, nem qualquer cidade do Nordeste, região que os franceses invadiram no Maranhão na tentativa de criar uma colônia. Nossacidade, no entanto, já recebeu a visita de um presidente francês.

Foi no dia 15 de outubro de 1985, quando François Miterrand visitou o Brasil e teve que fazer um pouco técnico no Recife, pois seu avião não podia fazer o roteiro Paris-Brasília sem parar. Em vez de ficar apenas no aeroporto, como fizeram outros presidentes obrigados a fazer paradas técnicas na nossa cidade, ele resolveu passar algumas horas..

A visita teve um detalhe especial. O presidente francês e sua comitiva vieram a bordo de um Concorde da Air France. Foi a primeira e única vez que o supersônico parou no Recife, pois durante muitos anos fez a rota Paris-Rio de Janeiro, com escala em Dacar, na África. Não apenas um, mas dois Concordes, um era reserva caso houvesse algum problema com a aeronave do líder francês.

A presença dos dois aviões acabaram por atrair uma multidão de curiosos, que lotaram o Aeroporto dos Guararapes. para observar as belas aeronaves e acompanhar a descida e decolagem deles. Com um detalhe: sempre que ultrapassavam a barreira do som, provocavam um enorme barulho. Mesmo só fazendo isso em cima do oceano, barulho foi sentido com alguma intensidade no Recife e cidades do litoral Sul.

O Concorde com François Miterrand aterrissou no Recife às 10h30 e estacionou, não na Base Aérea, mas sim em frente à antiga estação de passageiros do Aeroporto do Guararapes, que tinha uma pracinha em frente e que acabou ficando superlotada dos curiosos por ver os Concordes.

O presidente francês veio acompanhado da esposa Danielle e foi recebido no pé da escada do avião pelo governador Roberto Magalhães e a primeira-dama Jane Magalhães. O tradutor oficial não teve muito trabalho, pois o governador pernambucano fala razoavelmente o francês. Ao lado deles, o cônsul da França em Pernambuco.

Os dois casais pegaram o Lincoln Continental do Governo do Estado e seguiram para o Palácio do Campo das Princesas. O roteiro passou pela Avenida Boa Viagem, para os visitantes conhecerem a orla da nossa cidade, nosso principal cartão postal.

O almoço aconteceu no salão nobre e além dos integrantes da comitiva oficial do presidente francês, alguns convidados do governador Roberto Magalhães, entre políticos, empresários e jornalistas. Fiquei numa mesa com Alex, Antônio Camelo, Paulo Fernando Craveiro.

Acompanhados por Jane e Roberto Magalhães o presidente francês e a esposa Danielle (que usava um modelo clássico, azul) entraram no salão e foram para a mesa principal. Cardápio teve toque pernambucano, com uma peixada e bolo Souza Leão na sobremesa. Tivemos dois breves discursos, destacando a amizade Brasil-França. O presidente francês cumprimentou no salão das bandeiras os convidados e tiveram uma rápida conversa com os jornalistas. Respondendo a uma pergunta que fiz, o presidente francês revelou que sempre teve vontade de conhecer Pernambuco e que estava encantado com a beleza do Recife e com a maneira carinhosa como foi recebido.

Pouco depois, o casal Miterrand seguiu para o aeroporto, onde embarcou para Brasília, onde iniciou a parte oficial da sua visita ao Brasil. Foram apenas três horas no Recife, mas uma passagem que ficou na história. Pelo presidente e pelos dois Concordes.

João Alberto Sobral, editor da coluna João Alberto no Social 1

 

Tags

Autor