Na Avenida Guararapes, no Centro d Recife, junto a Estação do BRT, vemos com frequência vários assaltos. O medo toma conta dos passageiros. O policiamento na localidade é pouco, principalmente, após às 18h.
Genival Paparazzi, por e-mail
Curioso que a medida que as eleições estão se aproximando, não se houve mais falar das campanhas de vacinação contra a covid-19 e, tampouco, das recomendações de não aglomerar - algo que está ocorrendo com frequência nos comícios. Hipocrisia política.
Carla Lira, via redes sociais
Se os políticos brasileiros brigassem pela população da mesma maneira que a população briga pelos políticos, o Brasil teria uma excelente realidade econômica, política e social.
Marcos Henrique, por e-mail
O ministro do STF, Luís Barroso, ao votar por suspender lei que fixa o piso salarial da enfermagem está atendendo ao lobby dos donos de hospitais particulares. A categoria profissional que fique em segundo plano.
Tiago Lins, via redes sociais
O Brasil precisa de um governo que realize um programa habitacional arrojado, com o Banco Nacional da Habitação (BNH) financie a construção de pelo menos 1 milhão de casas próprias para aqueles que recebem um salário mínimo ou menos.
João Guilherme, por e-mail
Impressionante a quantidade de casas belíssimas dos anos de 1940 e 1950, ou até menos, espalhadas pelo Recife e que estão se deteriorando. Essa, por exemplo, está localizada na Rua Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, defronte a uma igreja enorme. Chega a dar pena ver um projeto arquitetônico desses se destruindo.
Amaro Souza, por e-mail
A falta de conservação do asfalto e de sinalização vertical e horizontal da estrada de Aldeia (PE-027) mostra a irresponsabilidade com a vida das pessoas que passam por ali. O MPPE não pode fazer nada para cobrar uma solução da prefeitura de Camaragibe? Será que os responsáveis pela manutenção da referida via acham normal a buraqueira e a falta de sinalização que evita acidentes? Pedimos providencias.
Fernando Mulatinho, por e-mail
Venho por meio da coluna solicitar ao Grande Recife Consórcio de Transporte para agir no sentido de disciplinar o número de ambulantes nos terminais de integração, principalmente, nos finais de tarde. Deve coibir também a presença de animais que ali circulam, notadamente, no Terminal Integrado da Macaxeira.
Luiz Henrique, por e-mail
Muito boa a matéria do JC sobre o estado de abandono das ciclofaixas pela prefeitura do Recife. Em abril, eu enviei um e-mail para esse espaço denunciando que a prefeitura tinha criado algumas ciclofaixas nas ruas General Polidoro, Emiliano Braga, Artur de Sá e Antônio Coelho, todas na Iputinga/Várzea, mas até então não tinha os tachões de sinalização horizontal. Esse tipo de atitude demonstra que estão priorizando a economia de certos custos em detrimento à segurança dos ciclistas. Com o tempo a pintura se apaga e fica difícil identificar que um dia havia uma ciclofaixa no local. A colocação dos tachões é uma segurança adicional que deveria ser prioridade na implantação destes tipos de equipamentos.
Na época também havia ligado para o 156 solicitando a instalação dos tachões e a resposta foi de que iriam fazer isso até o fim do primeiro semestre, conforme resposta enviada pela ouvidoria da prefeitura (Protocolo 202212608). Fato que não ocorreu. Hoje a pintura quase não existe e sem os tachões praticamente não tem resquícios de ciclofaixa nos locais, o mesmo ocorre em outras localidades como na Av. José Maria, no Rosarinho.
Wlademir Moura, por e-mail
A Compesa desenvolveu o Aplicativo de Manobra, com tecnologia pioneira entre as empresas de saneamento no País, que gerencia com exatidão os horários do início do fornecimento e fechamento dos ciclos de abastecimento de água. O equipamento está sendo empregado incialmente na cidade de Goiana, na Mata Norte. Atualmente, o App já responde por 60% do monitoramento das manobras, sendo utilizado por 700 operadores em todo estado. A expectativa é que até o final do ano, o aplicativo cubra 100% da atividade de manobras realizadas pela Compesa em todo o estado.
Assessoria de Imprensa
As árvores que margeiam a PE-27, entre os quilômetros 14 e 20, permanentemente, põem em risco a vida e o patrimônio das pessoas que por ali transitam. Em recente reportagem numa emissora de TV, o DER-PE afirmou que a responsabilidade da poda cabe à prefeitura da área (Paudalho), que por sua vez respondeu que o serviço cabe ao DER-PE. E agora?
Paulo Caldas, por e-mail
A prefeitura do Recife precisa restaurar o sobrado de Clarice Lispector, na Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista. Está caindo aos pedaços. Parece mesmo relegado ao colapso estrutural. Um centro onde se preservasse sua memória, um cantinho de leitura e um museu honrariam sua saudosa memória, mas os últimos prefeitos não deram a mínima.
Cláudia Cristina, por e-mail