Rio Capibaribe cada vez mais poluído
Para realizar as provas aquáticas das Olimpíadas no Rio Sena, a Prefeitura de Paris prometeu e realizou a limpeza e a despoluição adequada do rio mais famoso da França. Bem que a Prefeitura do Recife poderia se inspirar e também buscar despoluir o Rio Capibaribe. A água é podre, inúmeros objetos e lixo são jogados diariamente no rio. Sem falar no forte odor. Quem espera ônibus na Rua da Aurora ou na Rua do Sol sofrem.
Genival Paparazzi, por e-mail
História de Capiba desrespeitada
Com grande tristeza presenciei, na última quarta-feira (17), a invasão de um grupo de pessoas à casa que pertencia ao grande compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, no bairro do Espinheiro. O imóvel é de propriedade do governo de Pernambuco, com a promessa de transformar o local em um espaço turístico. Nem a gestão atual e nem a anterior cumpriram o prometido, razão pela qual o imóvel está em processo de deterioração. Profundamente lamentável o total estado de abandono deste patrimônio público, que poderia ser um espaço cultural aberto a visitações e de divulgação da história do grande Capiba.
Marcelo Santana, por e-mail
Omissão de políticos nordestinos
É incrível como os governadores e os deputados federais nordestinos são omissos em coisas primordiais para a região. Agora mesmo - na Reforma Tributária tramitada na Câmara dos Deputados -, simplesmente não brigaram para manter os incentivos fiscais para cá. Provavelmente mais preocupados com a eleição de seus prefeitos e vereadores de seus currais eleitorais. Enquanto isso, os amazonenses, que de bestas nada têm, conseguiram beneficiar a Zona Franca de Manaus com esses mesmos incentivos fiscais.
Marco Wanderley, por e-mail
Rua sem varrição
É todo dia a mesma coisa. Muita sujeira e lixo na Rua Padre Giordano, em frente ao n° 348, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Apesar das ligações para 156, a Emlurb não atende de imediato as solicitações. Aguardamos uma equipe da varrição e capinação, ainda esta semana, para limpar o trecho. A sujeira vem atraindo muriçocas e roedores, além do odor insuportável.
Natália Alves, por e-mail
Perigo vem do alto
Em todos os lugares da cidade pode ser visto a desordem dos fios nos postes públicos de energia, seja pela enorme quantidade de fios antigos que não são removidos, seja pela presença de fios velhos pendurados ou amarrados em postes e árvores. Além de atrapalhar os pedestres, tais fios provocam risco de lesionar os olhos, principalmente para os mais idosos ou distraídos. Ressalto que não adianta colocar a culpa em terceiros, uma vez que a responsabilidade legal pela manutenção da fiação é da Neonergia.
Frederico Carvalho, por e-mail
Metrô do Recife
A situação do metrô do Recife é complicada. A privatização nunca é bom para quem precisa, a não ser para os empresários, que já ganham rios de dinheiro. E nós, que usamos esse tipo de transporte público, ficamos cada vez mais nas mãos da incompetência do Estado. Nem sei o grau da minha raiva, já que dos dois jeitos a população acaba saindo perdendo.
Magno Lourenço, via redes sociais
Entulhos jogados na rua
Peço a Emlurb/ Prefeitura do Recife que recolha com mais celeridade os entulhos jogados por vândalos, na esquina das Ruas Conselheiro Portela e Carneiro Vilela, no Espinheiro. Possivelmente carroceiros, pagos por pessoas de alto poder aquisitivo, que não querem contratar um contêiner próprio para esse serviço. Esse local está virando ponto de descarte irregular de lixo, assim como na esquina da Rua Dr. Vicente Meira, também no Espinheiro.
Izabel Wanderley, por e-mail