Saúde

Álcool em gel e máscaras cirúrgicas já começam a faltar em farmácias após casos confirmados de coronavírus no Recife

Nas cinco farmácias visitadas pela reportagem do JC, álcool em gel e máscaras cirúrgicas estavam em falta

Mayra Cavalcanti
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Mayra Cavalcanti
Publicado em 13/03/2020 às 13:07 | Atualizado em 25/03/2020 às 9:54
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Coronavírus - Falta de álcool em gel nas farmácias - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Prateleiras vazias. É com este cenário que quem busca álcool em gel e máscaras cirúrgicas em farmácias Recife vai se deparar. Na manhã desta sexta-feira (13), a reportagem do Jornal do Commercio esteve em cinco estabelecimentos do Centro e da Zona Norte do Recife, não encontrando álcool e máscara em nenhum. Em alguns locais, inclusive, os produtos estão em falta há mais de um mês. Tudo por conta da pandemia do coronavírus.

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Em uma das farmácias visitadas, que fica no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, não havia unidade de álcool e máscaras alguma e ainda não há previsão de chegada. "Faz dois dias que nosso estoque acabou e ainda não chegou. A procura está muito grande e quando o cliente vem, a gente encaminha para outras unidades que ainda possuem os produtos", conta a gerente Simone Soares.

No bairro do Espinheiro, na Zona Norte, por causa do coronavírus, a situação não é diferente. De acordo com Magda Barbosa, gerente de uma farmácia na Rua do Espinheiro, há 15 dias chegaram 200 unidades de álcool em gel, que acabou em menos de duas horas. As máscaras chegaram há 10 dias e as prateleiras ficaram vazias novamente em minutos. Os consumidores estão recorrendo ao álcool a 70% líquido, que também estão esgotados. "Quando chega, a gente já informa aos clientes mais antigos. Alguns deixam reservado. Não temos previsão de quando chegará novamente. Quando se consegue, é um achado", declara.

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Em outra farmácia na Rua do Espinheiro, também não foi encontrado álcool e máscaras. No estabelecimento, os produtos estão em falta há duas semanas. "A gente acredita que vai chegar na semana que vem. Máscara não tem porque é uma questão da indústria. Quando começou o aumento dos casos, o estoque de álcool que tínhamos, que dava tranquilamente para um mês, acabou em um dia. Os clientes chegam todo dia, toda hora procurando", relata o gerente Deoclécio Araújo. Segundo ele, o estabelecimento está considerando limitar a três unidades por CPF quando a farmácia for reabastecida de álcool em gel e máscaras.

Clientes começam a cancelar e adiar viagens nacionais e internacionais

A pandemia do coronavírus também afeta o setor de viagens no Recife. Nesta sexta-feira (13), a reportagem esteve em três agências de viagens na Zona Norte e Oeste do Recife. Em uma delas, no bairro do Espinheiro, a empresária Juliana Nazário, de 43 anos, tentava cancelar a viagem que estava programada para a próxima quinta-feira (19), para Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela iria com suas duas filhas, marido e sogra.

"O que me chamou atenção foi a recomendação dos médicos para os idosos ficarem em casa. Inicialmente a gente pensou em cancelar a viagem da minha sogra, porque ela tem mais de 80 anos. Mas depois achamos melhor adiar para todo mundo. Eu não vou arriscar, tenho duas filhas para criar", afirma a empresária. De acordo com Juliana, devido ao destino, ela teve que pagar multas pelo adiamento.

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"O pessoal tem que ver uma maneira de não prejudicar o cliente. O motivo do cancelamento não partiu de mim, está fora do meu controle. Mas, de qualquer forma, vou sair perdendo", acrescentou. Poliana Melo, que é dona de uma agência de viagens que fica no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, comenta que acordou nesta sexta-feira com diversas mensagens de cancelamentos dos clientes. Somente nas últimas semanas, a procura por viagens caiu quase 70% na empresa.

Segundo ela, os destinos mais cancelados ou adiados são os países da Europa em geral, como França e Portugal, além dos destinos com maior quantidade de casos, como Itália, China, Coreia do Sul e Israel. "Tinha um grupo que ia viajar em julho e cancelou. Outro que ia em novembro e também cancelou. Tudo para o segundo semestre. Está todo mundo, das duas últimas semanas para cá, nesse pânico de cancelamento. Ninguém quer viajar, todo mundo quer ficar em casa recolhido", explica a empresária.

Poliana conta que o fechamento de aeroportos e de pontos turísticos e a subida do dólar também tem influenciado nas buscas por passeios internacionais. "Isto está ajudando na redução de procura. Viagens eu acho que é a primeira etapa do setor que quebra. Mas está começando a afetar os negócios também. Algumas empresas preferindo teleconferência, adiando convenções e treinamentos", finaliza.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) informa em seu site oficial que participou de um debate promovido pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado sobre as políticas de cancelamento e remarcação de viagens aéreas e de cruzeiros em razão do Covid-19. A recomendação da ABAV para as agências de viagem é que "sigam no esforço de fornecer informações claras, precisas e ostensivas sobre as regras de cancelamento e alterações", segundo o texto publicado. A Associação ressalta que não há indicativos de autoridades brasileiras para a restrição de mobilidade e deslocamentos no país.

Segundo o presidente da ABRAV em Pernambuco, Marcelo Waked, a orientação para os agentes de viagem no Estado é tentar com os fornecedores minimizar o custo para o cliente efetuar alterações em viagens. Ele informou ainda que, na próxima terça-feira (17), haverá uma reunião com agentes, o Procon e a vigilância sanitária.

“Haverá uma reunião para esclarecer e informar sobre esse assunto. Estamos conseguindo fazer alterações até sem custo em quase 90% dos casos. Em casos de cancelamentos, pode caber alguma cobrança de taxa administrativa, em torno de 5%, mas até agora pouquíssimas empresas cobraram taxas. A maioria está fazendo alterações e cancelamentos sem custos porque sabem do que está acontecendo no mundo e, por isso, estamos marcando esta reunião. Vamos apresentar todas as possibilidades que os fornecedores estão levando para que possamos passar para os nossos clientes”, Marcelo Waked, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Pernambuco.

O encontro promovido pela ABRAV, com agentes de viagens, Procon e vigilância sanitária, na terça, será no hotel Marante Executive, às 9h30, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

A companhia aérea portuguesa TAP informou, por meio do perfil oficial no Twitter, condições especiais para remarcação de viagens para os passageiros. 

A chileno-brasileira Latam afirmou que flexibilizou sua política de alteração de data ou destino por conta da pandemia de coronavírus. 

Outra companhia aérea que também flexibilizou a política de alterações para os passageiros foi a Gol. Os clientes podem consultar as regras no site da companhia

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