Covid-19

Veja as 12 novas medidas da Prefeitura do Recife no plano de contingência do coronavírus

Com as novas ações, o Plano Municipal de Contingência- COVID 19 para os próximos meses chega a 80 medidas

Amanda Rainheri Larissa Lira
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Larissa Lira
Publicado em 16/03/2020 às 17:38 | Atualizado em 16/03/2020 às 19:21
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Prefeitura do Recife monta equipe para ação de combate ao coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (16), 12 novas ações no Plano Municipal de Contingência-COVID-19 para os próximos meses. As medidas foram desenvolvidas pelo Comitê Municipal de Respostas Rápidas para que a disseminação do vírus aconteça de forma mais lenta. Entre as ações, estão a suspensão do funcionamento das 19 academias Recife, das 42 academias da cidade, das atividades dos três Compaz (Centro Comunitário da Paz) e das bibliotecas públicas a partir desta quarta-feira (18). 

>> Coronavírus: por prevenção, escolas estaduais no Recife também vão fechar a partir de quarta-feira

>> Coronavírus: sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Coronavírus: não é recomendado tomar vitamina C no tratamento

>> Coronavírus: entenda como o sono renova o sistema imunológico

Para evitar que as pessoas fiquem sem se exercitar devido a suspensão das academias, um aplicativo será criado com treinos diários produzidos por profissionais. "A criação de um aplicativo permite que, todos os dias, as pessoas baixem aulas em níveis diferentes para manter o hábito de praticar atividades físicas", explica o prefeito Geraldo Júlio. Para as academias privadas, o órgão também recomenda a suspensão do funcionamento. 

A aposentada Jandira Baretto, de 68 anos, utiliza a Academia da Cidade localizada na altura do 2º Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. “Já não estava frequentando desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado. Acho uma medida prudente da prefeitura”, afirmou.

As aulas na rede pública da capital pernambucana serão suspensas a partir desta quarta-feira (18). Segundo o prefeito Geraldo Júlio, kits com refeições para os estudantes serão entregues na quarta-feira e, nas próximas semanas, devem ser disponibilizados às terças-feiras. “Eles foram montados por equipes de nutricionistas de acordo com as refeições que os alunos fazem nas escolas”, esclareceu o prefeito.

Nesta segunda-feira, o Comitê Municipal de Respostas Rápidas ganhou uma sala na prefeitura do Recife, onde representantes de todas as secretarias se reúnem para debater soluções e ações de combate ao novo coronavírus, sob coordenação da Secretaria de Saúde e de Planejamento e Gestão da prefeitura.

Compaz 

As atividades nos três Centros Comunitários da Paz (Compaz) também serão interrompidas. Apenas o atendimento da assistência social e do atendimento do Procon-Recife irão funcionar.

Bibliotecas Públicas 

As bibliotecas públicas de Casa Amarela e de Afogados também terão suas atividades paralisadas. No entanto, o empréstimo de livros funcionará normalmente.  

Procon 

Além das ações, a prefeitura publicará um decreto autorizando o Procon-Recife a autuar e recolher mercadorias com preços abusivos. "Autorizamos o Procon a fazer autuações, recolhimentos e revogar a licença de funcionamento em caso de reincidência para aqueles que venderem mercadorias de prevenção ao novo coronavírus com preços abusivos", completa Geraldo.    

Outras medidas 

Com essas novas medidas, o plano de contingência da Prefeitura do Recife chega a 80 ações. Confira outras alternativas divulgadas nesta segunda-feira: 

- Suspensão de 120 dias a exigência da prova de vida para aposentados;

- Restrição de visitas nas 16 casas de acolhida;

- Recomendação de restrição de visitas em abrigos particulares; 

- Suspensão dos jogos dos servidores da prefeitura;

- Suspensão do Caminhão da Malhação; 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias