Na última quarta-feira (18), o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) resolveu adiantar dois novo serviços via WhatsApp. Localizado no Bairro da Boa Vista, o Posto de Atendimento, que costuma ter um grande fluxo de pessoas, ainda está em funcionamento, entretanto, a novidade visa evitar filas e aglomerações no local, como decretou o Governo do Estado. Os novos serviços oferecidos são a atualização cadastral do Vem Estudante e o bloqueio do cartão VEM, que funcionam de forma digital pelo celular.
O primeiro serviço, que é a atualização do cadastro do VEM Estudante, poderá ser feito pelo próprio celular. O estudante da rede privada precisa apenas cadastrar o número 3320.2001 na sua lista de contatos e mandar uma mensagem. Depois, selecionar a opção ‘Atualização Cadastral do Estudante’ que vai aparecer na tela e, quando solicitado, confirmar seus dados e enviar foto do comprovante da matrícula e da carteira de estudante.
Já a segunda novidade, que é o bloqueio do cartão VEM, tem um procedimento muito parecido com o do cadastro. Basta mandar uma mensagem para o Whatsapp do VEM, escolher a opção ‘Bloqueio de Cartão’ e confirmar seus dados. A Urbana-PE ressalta que é importante verificar se as imagens estão legíveis. Caso as informações estejam corretas, a atualização do cadastro será efetivada em até 24 horas úteis.
A Urbana-PE explica que a intenção dos novos serviços é " facilitar a vida do usuário e evitar deslocamento até o Posto VEM". A empresa também informou que está em avaliação sobre a mudança de horário de atendimento, em meio as medidas restritivas de circulação tomadas pelo governo estadual e municipal. Por enquanto, o posto de atendimento funciona das 8h até às 17h30, oferecendo todos os serviços, com exceção do atendimento ao idoso, por ser o grupo de maior risco.
- Rússia e México registram primeiras mortes por novo coronavírus
- Fiocruz vai entregar 25 mil testes para coronavírus até esta sexta-feira (19)
- Prefeito de Niterói, no Rio de Janeiro, confirma morte de idoso por coronavírus
- Após aumento de casos suspeitos de coronavírus, Prefeitura de Petrolina proíbe feiras livres e eventos acima de 50 pessoas
- Por causa de coronavírus, TAP reduz voos entre Portugal e Brasil aumentando o drama de turistas brasileiros
Atendimento do VEM Idoso é suspenso no Grande Recife
Em nota divulgada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, foi informado que a partir da última terça-feira (17), o agendamento e atendimento para emissão do VEM Idoso estaria suspenso até o fim do mês de março. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas idosas, grupo de risco da covid-19. Todas as pessoas que realizaram agendamento para este mês serão contatadas e terão atendimento remarcado.
Casos confirmados no Brasil e Pernambuco
Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Confira o mapa de casos
Comentários