ITEM RARO

Usinas de Pernambuco vão doar 55 mil litros de álcool 70% para auxiliar o Estado no combate ao coronavírus

Doação será feita ao Governo de Pernambuco, que se responsabilizará por envasar, transportar e distribuir a substância

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 20/03/2020 às 18:35 | Atualizado em 20/03/2020 às 18:40
Foto: reprodução de internet
A doação será do álcool 70% em sua forma líquida - FOTO: Foto: reprodução de internet

O álcool 70% se tornou item raro desde que o coronavírus tomou proporções de pandemia no mundo. O item é um aliado na higienização, atitude indispensável para a prevenção da proliferação da covid-19. Para reforçar esse combate, as usinas de açúcar e álcool de Pernambuco vão doar 55 mil litros da substância líquida para o Governo do Estado.

>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

>> Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de "cura clínica" em mulher que foi infectada

>> Coronavírus: governo de Pernambuco entra em loja médica de Boa Viagem e leva máscaras

A iniciativa partiu do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), que está trabalhando em conjunto com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda desde o dia 16 de março para efetuar a doação. Ao receber o material, o governo de Pernambuco será responsável pelo envasamento, transporte e distribuição do álcool 70%. A expectativa é de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a cessão.

Em Pernambuco, 11 empresas produzem o álcool na concentração recomendada para os melhores graus de desinfecção. “Como ocorreu de forma análoga na época da greve de combustíveis, o setor sucoenergético se coloca apto a atender as demandas diretas e que impactam toda a população. Consideramos assertiva essa sustação da Portaria da Anvisa, voltando a ser como funcionava até antes de Portaria ”, comenta Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.

OUÇA O PODCAST O FATO É... SOBRE CORONAVÍRUS

>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias