covid-19

Coronavírus: Moradores reclamam da movimentação de turistas no Sítio Histórico de Olinda nesta sexta

A empresa de turismo em questão havia avisado, nas redes sociais, que suspenderia suas atividades a partir deste sábado (21)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/03/2020 às 19:06 | Atualizado em 20/03/2020 às 19:19
Foto: Arquivo JC
Moradores reclamam que, apesar do plano de contingência do novo coronavírus, empresa de turismo ainda levou turistas para as ladeiras - FOTO: Foto: Arquivo JC

Moradores do Sítio Histórico de Olinda reclamaram nas redes sociais, nesta sexta-feira (20), da circulação de turistas nas ladeiras da cidade, mesmo com todas as medidas de contingência do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda. 

>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

>> Pernambuco tem 31 casos confirmados de coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada

"O comércio local já amarga varias perdas, mas aqui no Sítio Histórico de Olinda, onde boa parte da população é idosa e, portanto, de risco mais elevado, a Luck Viagens segue trazendo grupos de turistas aglomerados pelas ladeiras", diz um morador no Facebook. 

A empresa, Luck Receptivo, havia informado nas redes sociais que iria suspender a operação dos passeios a partir deste sábado (21) e que cumpriria com os serviços vendidos até está sexta. "Apesar de ser uma decisão difícil, acreditamos como grupo que está é a decisão mais sensata para que possamos retornar o mais breve possível para mostrar o melhor que cada um dos nossos destinos tem a oferecer", diz a postagem. 

O Jornal do Commercio entrou em contato com a empresa, que afirmou que a decisão de cancelar as operações a partir desta sexta foi tomada antes do decreto do Governo do Estado de fechar todos os bares e restaurantes, nessa quinta-feira (19). "Tomamos todo o cuidado necessário para garantirmos a saúde e proteção dos nossos clientes. Como todas operadoras de turismo mantivemos as operações até esta sexta e no sábado continuaremos apenas com os traslados”, informou uma funcionária da empresa.

Comércios fechados

Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias