COMBATE

Leitos do Hospital da Mulher do Recife serão disponibilizados para atender pacientes com coronavírus

Camas serão situadas no Hospital da Mulher do Recife, no Curado

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 22/03/2020 às 11:05 | Atualizado em 22/03/2020 às 12:56
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
SEM ESCOLHA Socialistas não têm prioridade entre ter Raquel ou Anderson como adversários de Geraldo - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Os 208 leitos do Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, serão disponibilizados para atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife na manhã deste domingo (22). Pacientes do centro serão transferidas para outras unidades de saúde.

» Coronavírus: conheça os dois hospitais no Recife que receberão exclusivamente pacientes com a doença

» Para enfrentar o coronavírus, Pernambuco terá 100 leitos de UTI nas unidades públicas de saúde

» Garantir leitos de UTI é o maior desafio do SUS para enfrentar o coronavírus

"A Prefeitura do Recife anuncia a criação de 208 leitos para pacientes do novo coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher para iniciar a prestação do atendimento aos pacientes que vierem a ser infectados", comunicou o prefeito Geraldo Julio (PSB).

Do total, 54 leitos serão disponibilizados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros 154 para enfermaria. Segundo a prefeitura do Recife, 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis para o uso imediato. "O restante [dos leitos] vão ser liberados dia a dia, semana por semana, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários para funcionamento desses leitos", explicou Geraldo Julio.

Transferência

As pacientes do Hospital da Mulher serão transferidas para outras maternidades, policlínicas e para a UPAe (Unidade Pública de Atendimento Especializado) do Arruda, de acordo com o socialista. “Pela transferência de serviços que eram prestados no Hospital da Mulher para outras maternidades, policlínicas e UPA Especialidade do Arruda a gente vai conseguir chegar a esse total [de leitos] anunciado".

Indicação médica

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica procurar ajuda médica caso apresente tosse, febre e, principalmente, dificuldade para respirar. Se houver sintomas leves, sem problemas de respiração, a medida recomendada é o isolamento social. Tendo isso em vista, Geraldo Julio afirma que, pacientes com sintomas graves, procurem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e não o Hospital da Mulher.

"Os pacientes que têm os sintomas do novo coronavírus e pela indicação do protocolo [da OMS] têm a indicação de ir a unidade de saúde, devem ir a uma normal. Eles só serão internados no Hospital da Mulher por indicação médica", orientou.

Medidas preventivas

Foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (19), pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), a adoção de mais 20 medidas preventivas no combate ao novo coronavírus (covid-19). Entre elas, foi recomendado as que instituições públicas e privadas coloquem os funcionários para trabalhar em casa (home office). Além disso a prefeitura convocou mais 194 profissionais de Saúde para ajudar no combate à pandemia.

As Secretarias e os órgãos públicos do município receberam determinação de que o trabalho seja realizado de casa, para os profissionais que puderem cumprir sua função a distância. A contratação dos novos servidores é temporária. Serão 15 médicos para a atenção básica e 179 profissionais voltados para os novos leitos de UTI e retaguarda. Todos os servidores da Prefeitura do Recife serão convocados para trabalhar nas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19.

"A humanidade está diante de um enorme desafio, nenhum de nós viveu um momento como esse, é o momento da luta de todos nós juntos pela vida", declarou Geraldo. Para gerar conteúdo de veiculação durante as medidas restritivas, a Prefeitura do Recife também vai convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado Rádio Frei Caneca FM. Ao todo serão 44 programas.

Confira as 20 novas medidas anunciadas pela Prefeitura do Recife nesta quinta (19):

  1. Publicação de decreto autorizando contratação emergencial de 194 profissionais de saúde, sendo 179 para as UTI´s e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com a COVID-19.
  2. Prorrogação por 90 dias da cobrança da taxa de permissão dos lojistas dos Mercados Públicos Municipais.
  3. Redução do horário de funcionamento dos Mercados Públicos Municipais, que passarão a fechar às 15h
  4. Publicação de decreto convocando todos os colaboradores da Prefeitura do Recife para enfrentamento à COVID-19.
  5. Suspensão das cessões de servidores da Prefeitura do recife das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa civil e Guarda Municipal com exceção daqueles que estejam trabalhando nos planos nacional ou estadual de contingência ao COVID-19.
  6. Publicação de portaria da SADGP solicitando que cada secretaria ou órgão da Prefeitura informe quais servidores poderão trabalhar de suas casas (Teletrabalho) e recomendação às instituições públicas e privadas para que façam o mesmo.
  7. Suspensão das atividades da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.
  8. Suspensão de todos os procedimentos do Hospital Veterinário do Recife, com exceção do setor de emergência.
  9. Lançamento de hotsite informativo e com material educativo para rede sociais sobre a COVID-19 (novocoronavirus.recife.pe.gov.br).
  10. Convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado da Frei Caneca FM para assinar contratos, como forma de movimentar a economia criativa e produzir conteúdo para veiculação durante as medidas restritivas.
  11. Simplificação das exigências referentes a prestação de contas de apresentações realizadas no carnaval 2020 para com isso agilizar pagamento de cachês dos artistas.
  12. Suspensão o atendimento presencial na Autarquia de Previdência da Prefeitura do Recife.
  13. Ofertar 20 vagas para isolamento domiciliar, no abrigo emergencial, para a população em situação de rua, nos casos que sejam encaminhados pelo serviço de saúde.
  14. Publicação de decreto suspendendo as atividades do setor de construção civil, com exceção das obras e serviços públicos e das obras do setor privado necessárias ao plano de contingência para a COVID-19 federal, estadual e municipal.
  15. Adiamento para o período entre 1° de maio e 31 de julho de 2020 do recadastramento anual dos taxistas do Recife.
  16. Lançamento de campanha pelo Transforma Recife de arrecadação de donativos para as entidades filantrópicas que trabalham com crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras ações de assistência social.
  17. Início das atividades da rede de solidariedade para os profissionais envolvidos na emergência em saúde através do chamamento de voluntários para prestar apoio individual e esses profissionais.
  18. Engajamento de líderes religiosos na rede de solidariedade para a produção de vídeos com mensagens de fé, esperança e autoestima para os profissionais envolvidos na emergência.
  19. Suspensão do atendimento nas agências de emprego. Os trabalhadores poderão buscar os serviços através da internet.
  20. Suspensão do atendimento das salas do empreendedor do município como medida para evitar a proliferação do coronavírus. O atendimento passará a ser remoto.

Governo do Estado

O prefeito participou, no inicio da tarde, de um pronunciamento ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), onde foi indicado que todos os shoppings, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio de praia, salões de beleza e correlatos sejam fechados para tentar conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Coronavírus pelo mundo 

Confira o passo a passo de como lavar as mãos

 

Comentários

Últimas notícias