Todos os 342 passageiros do cruzeiro Silver Shadow, atracado no Porto do Recife desde o último dia 12, já foram retirados da embarcação, confirmou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, restam os tripulantes do navio, que permanecerão em observação até completar o período de 14 dias. A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco afirmou que todos serão removidas.
As 605 pessoas a bordo ficaram em isolamento depois de um canadense de 78 anos desembarcar com febre e problemas respiratórios e testar positivo para coronavírus. A esposa do homem também foi diagnosticada posteriormente.
>> Mais passageiros deixam navio retido no Porto do Recife por causa do coronavírus
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
>> Coronavírus: já são 25 mortes e 1.546 casos no Brasil
Nos últimos três dias, sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), o desembarque dos 342 passageiros foi realizado progressivamente. Os últimos 105, todos estadunidenses, pegaram um voo ao meio dia do domingo com destino aos Estados Unidos. De acordo com a Anvisa, um médico acompanhou a viagem.
No sábado, brasileiros, uruguaios, mexicanos e canadenses viajaram de avião para casa. A empresa do cruzeiro, Silversea Cruises, negociou a volta deles para casa com os consulados e embaixadas de cada país.
Os órgãos de saúde e segurança pública estaduais e federais, além de empresas, foram responsáveis por fazer a operação de desembarque, transporte e embarque nos aviões.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, "cinco ônibus e três caminhões de carga foram utilizados no transporte dos passageiros e bagagens, trabalho que permanecerá até a remoção de todos os 605 ocupantes do Silver Shadow".
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo
OMS declara pandemia de novo coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.
Comentários