Saúde

Coronavírus: para evitar aglomerações, Caruaru inicia drive-thru de vacina contra a gripe nesta quarta

Nesta etapa, a vacinação é destinada a idosos e profissionais de saúde

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 24/03/2020 às 7:04 | Atualizado em 24/03/2020 às 7:17
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
IMUNIZAÇÃO Vacinas continuam eficazes e protegendo a maior parte das pessoas que já as receberam - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A partir desta quarta-feira (25), o município de Caruaru, que fica no Agreste de Pernambuco, dá início ao sistema de drive-thru na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A medida foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus e, neste modelo, as pessoas que vão ser imunizadas não precisar descer do veículo. A vacinação já acontece desde a segunda-feira (23) nas unidades básicas de saúde e em lugares abertos e arejados, como praças da cidade. Nesta etapa, a vacinação é destinada a idosos e profissionais de saúde.

Para os idosos acima de 80 anos, acamados e domiciliados, a vacinação será feita porta a porta. Já o drive-thru acontece em uma parceria com o Caruaru Shopping e o Polo Caruaru. O sistema vai funcionar até o próximo sábado (28), das 9h às 17h. Para ser imunizado, o idoso ou o profissional de saúde precisam levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. Também haverá vacinação noturna, das 17h às 19h, nos postos de saúde:

Diariamente

- Vassoural I, II e III

- São João da Escócia I, III e IV

- Santa Rosa II, III e IV

Nas segundas e quartas

- PSF Nova Caruaru

Nas terças e quintas

- PSF Rendeiras

Nas quartas e quintas

- PSF Sinhazinha

Quartas-feiras

- PSF Maria Auxiliadora

Vacinação drive-thru em Olinda, no Grande Recife

Caruaru não foi primeiro município de Pernambuco a adotar o sistema de drive-thru para a vacinação de idosos. No Grande Recife, a cidade de Olinda também está tomando a mesma medida para evitar aglomerações. No local, o drive-thru teve início nessa segunda-feira (23). As estruturas de vacinação são ofertadas em escolas do município, na Igreja Assembleia de Deus de Jardim Rio Doce e no estacionamento do Shopping Patteo, entre outros. Os carros de imunização também podem ser solicitados a atender, de maneira domiciliar, idosos acamados.

Recife vacinou mais de 50 mil nesta segunda

Apenas no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a capital pernambucana teve mais de 50 mil pessoas imunizadas nessa segunda. Segundo os números parciais do Programa de Imunização do Recife, o número representa mais de 20% dos cerca de 250 mil idosos e profissionais de saúde que deveriam ser vacinados nos 18 dias úteis desta primeira fase da campanha. Com a intenção de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde do Recife lembra que a vacinação desses grupos vai até 15 de abril.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de vacinação para idosos e profissionais da saúde teve início nessa segunda-feira (23) - FOTO:FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias