COVID-19

Recife tem um milhão de máscaras, luvas e outros equipamentos de segurança para quem atua no combate ao novo coronavírus

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram adquiridos pela prefeitura e já começaram a ser distribuídos para a rede municipal. Vai garantir abastecimento por um mês

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 07/04/2020 às 12:24 | Atualizado em 07/04/2020 às 18:31
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Material de proteção será usado por profissionais de toda a rede municipal de saúde do Recife, a exemplo dos que atuam na Unidade Provisória de Isolamento (UPI) da Policlínica Barros Lima, apresentada segunda-feira pelo secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como gorros, máscaras, aventais e luvas, começou a ser distribuído esta semana para as cerca de 200 unidades municipais de saúde da capital pernambucana. Segundo o prefeito Geraldo Julio, o material é suficiente para assegurar a proteção dos profissionais que estão atendendo casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 durante um mês. Ele também informou, durante coletiva na manhã desta terça-feira (07), que está prevista a chegada de novas remessas. Até segunda-feira, o Recife tinha 146 pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

O prefeito disse ainda que foram contratados, até o momento, 605 profissionais, sendo 57 médicos, para reforçar a rede municipal de saúde no enfrentamento à pandemia. Outros 53 foram remanejados, entre o funcionalismo público municipal, para reforçar o time que está atuando no combate à covid-19, totalizando 658 profissionais. As duas medidas integram o Plano Municipal de Contingência Covid-19.

"Garantimos pelo menos um mês de proteção para quem está nos atendimentos nas unidades de saúde. No mundo inteiro está havendo uma disputa por esses EPIs. Adquirimos um milhão deles e novas remessas devem chegar", destacou Geraldo Julio. Ele informou que, assim como fez o governo estadual, vai propor pensão para familiares de profissionais de saúde que morrem com a covid-19. O investimento foi de cerca de R$ 10 milhões para comprar os EPIs.

"Alguns desses EPIs, como os óculos, por exemplo, podem ser higienizados e utilizados mais de uma vez. O importante é usar adequadamente e sem desperdício para que possamos passar toda a pandemia sem a falta desses materiais", comentou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Os equipamentos são preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele lembrou da importância de vestir e tirar os EPIs corretamente para não quebrar a barreira de proteção.

Conforme a prefeitura, os 658 profissionais que vão reforçar a rede municipal de saúde da capital atuarão nas Unidades Provisórias de Isolamento (UPIs) montadas nas policlínicas, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros. Além dos 57 médicos há 109 enfermeiros, 179 técnicos de enfermagem e 313 de apoio (administrativo, maqueiro, vigilante, auxiliar de serviços gerais, entre outros).

APLICATIVO

Outra novidade foi o lançamento de um aplicativo voltado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissões para orientá-los na conduta em relação ao atendimento dos doentes do covid-19 e melhor uso dos EPIs. Chama-se Aprenda em todo Lugar e estará disponível a partir de quarta-feira (08), no endereço www.aprendeemtodolugar.recife.pe.gov.br. Para acessar é preciso cadastrar login e senha do profissional de saúde.

 

Para ampliar a capacidade de testagem da covid-19 e permitir um melhor acompanhamento dos pacientes mais graves, a prefeitura do Recife firmou parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A expectativa é realizar 300 testes por dia, a partir da segunda quinzena de abril. A gestão municipal vai bancar os insumos e fará a coleta de material, enquanto a UFPE usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material.

Comentários

Últimas notícias