IMUNIZAÇÃO

Olinda, Paulista e Jaboatão vacinaram normalmente contra gripe nesta terça; vacinação no Recife segue suspensa

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 07/04/2020 às 17:09 | Atualizado em 07/04/2020 às 17:57
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Dia Mundial da Vacinação é comemorado neste 17 de outubro - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe seguiu normalmente nesta terça-feira (7) em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e em Paulista, municípios do Grande Recife. Por outro lado, na capital pernambucana a vacinação segue suspensa até a cidade receber novas doses do Ministério da Saúde. A primeira fase da campanha, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril. É importante ressaltar que a vacina contra gripe não protege contra o novo coronavírus.

De acordo com a Prefeitura de Olinda, todas as unidades de saúde do município estão ofertando a vacina das 8h às 17h. Todos os pontos de vacinação podem ser conferidos aqui. Ainda segundo a prefeitura, para esta semana, havia 7 mil doses da vacina disponíveis. Uma nova cota já foi solicitada ao Ministério da Saúde, que não informou quando enviará novas doses. Segundo a PCO, quem não se vacinou no Recife pode procurar a vacina em Olinda, no entanto, é recomendado que aguarde as novas doses que serão enviadas à capital pernambucana. 

Em Paulista, a vacinação acontece de forma itinerante, das 9h às 16h, e 10 mil vacinas estavam disponíveis para esta semana. Nos próximos dias, serão contemplados os bairros da Mirueira, Jardim Paulista Alto, Jardim Paulista Baixo, Maranguape I, Janga, entre outros. Veja aqui os locais de vacinação. De acordo com a Prefeitura de Paulista, 70% dos idosos do município já foram vacinados. Em Paulista, assim como em Olinda, está permitido vacinar quem não conseguiu vacina no Recife, mas a prioridade é vacinar quem é da cidade. 

Em Jaboatão dos Guararapes, a vacinação também aconteceu normalmente nesta terça. De acordo com a secretária de Saúde do município, Zelma Pessoa, 76 mil pessoas já foram vacinadas. Com isso, a meta de vacinação para a primeira fase da campanha foi alcançada. A expectativa era de que fossem vacinados 59.174 idosos e 15.528 profissionais da saúde. Ao todo, estão disponíveis 100 salas de vacinação, nas sete regionais do município, além do drive-thru montado no estacionamento do Shopping Guararapes, no bairro de Piedade. No município, a vacinação está restrita aos moradores e acontece das 8h às 16h nas unidades de saúde e das 9h às 16h no estacionamento do Shopping Guararapes. Segundo a secretária de Saúde, ainda há cerca de 7 mil doses disponíveis. Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Central de Vacinação através dos números (81) 3476-2866 / 99975-2376 ou pelo e-mail: [email protected]

Já no Recife, a campanha de vacinação foi suspensa no dia 3 de abril porque o Ministério da Saúde não enviou novas doses. No município, quase 210 mil idosos e profissionais de saúde foram vacinados, totalizando quase 85% do público-alvo. Para tentar evitar aglomerações, os idosos são vacinados em pontos de drive thru. Na última sexta-feira (3), os pontos foram montados no RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, Zona Sul da capital, e na Avenida Beberibe, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife. Os profissionais da saúde devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem. O Ministério da Saúde não informou quando serão enviadas as novas doses para a campanha ser retomada no município. 

Etapas da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe foi dividida em três etapas. A primeira fase, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril. A segunda terá início no dia 16 de abril e será para os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários. A última fase acontecerá entre os dias 9 e 23 de maio. Na terceira fase serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

A evolução dos casos de coronavírus no Brasil

Comentários

Últimas notícias