Saúde

Recife abre 48 novos leitos de enfermaria no Hospital Evangélico para pacientes com o novo coronavírus

Também está prevista a geração, no início de maio, de mais 10 vagas de UTI na unidade de saúde.

Mayra Cavalcanti
Mayra Cavalcanti
Publicado em 14/04/2020 às 9:41
Notícia
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Os novos leitos de enfermaria para pacientes com covid-19 foram abertos através de um convênio entre a Prefeitura do Recife e o Hospital Evangélico - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Leitura:

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

Com a abertura de 48 novos leitos de enfermaria, anunciados pela Prefeitura do Recife em coletiva de imprensa online na manhã desta terça-feira (14), a capital pernambucana chega a um total de 234 vagas destinadas exclusivamente aos pacientes com o novo coronavírus. Em um convênio entre a gestão municipal e o Hospital Evangélico de Pernambuco, que fica no bairro da Torre, na Zona Oeste, além dos 48 leitos que começam a funcionar nesta terça, também está prevista a geração, no início de maio, de mais 10 vagas de UTI na unidade de saúde.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, o objetivo é alcançar a marca de mais de mil leitos exclusivos para a covid-19, sendo 300 deles de UTI, equipados com respiradores pulmonares. Na capital pernambucana, além da parceira com o Hospital Evangélico, já funcionam três hospitais de campanha. Eles ficam nas policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; na Barros Lima, em Casa Amarela, ambas na Zona Norte e na Professor Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, Zona Sul. Já o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste, conta com vagas de enfermaria e UTI.

Geraldo Julio aproveitou a ocasião do lançamento dos novos leitos para falar também da desinfecção que tem sido feita em diversos locais do Recife. "A ação envolve 177 profissionais, são os agentes de endemias, que são conhecidos pela população pelo trabalho que fazem no combate ao mosquito da dengue. Eles estão fazendo a desinfecção de 504 pontos na nossa cidade, são paradas de ônibus (225), terminais de ônibus, paradas de BRT. São 180 unidades de saúde, três grandes hospitais de referência e 16 unidades de assistência social", disse o prefeito, que completou fazendo um agradecimento aos profissionais de saúde e aos agentes de endemias.

De acordo com a Prefeitura, 200 profissionais de saúde foram contratados para trabalhar no Hospital Evangélico, que fez adequações na área onde ficavam os pacientes que se recuperavam de cirurgia. Devido a isto, a unidade deixa de ser "porta aberta", e só receberá pessoas encaminhadas pela Central de Regulação.

Na última sexta-feira (10), foi anunciada a construção do quarto hospital de campanha, com 160 leitos, sendo 100 de UTI e 60 de enfermaria. O Hospital Provisório Recife 1 fica localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro, e deve iniciar sua operação nos próximos dias. Ao todo, a prefeitura prometeu entregar sete hospitais de campanha.

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
O Hospital Evangélico de Pernambuco fica no bairro da Torre, na Zona Oeste, e vai receber, até maio, 58 leitos para pacientes com o novo coronavírus - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Os 48 novos leitos de enfermaria são destinados a pacientes com o novo coronavírus - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
O anúncio da abertura dos leitos no Hospital Evangélico foi feito na manhã desta terça-feira (14) - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

Aumento das restrições para supermercados e bancos no Recife

As medidas restritivas para tentar conter os avanços de casos da covid-19 no Recife ficaram mais severas a partir desta terça-feira (14). Em coletiva de imprensa online na manhã dessa segunda-feira (13), o prefeito Geraldo Julio apresentou um balanço dos últimos 30 dias na capital pernambucana, em relação à pandemia do novo coronavírus, e anunciou novas medidas para supermercados, bancos e casas lotéricas.

Os mercados devem limitar a 50% de sua capacidade a entrada de pessoas, além de só poder ser utilizado um terço das vagas de estacionamentos, sendo permitido apenas uma pessoa por veículo. Álcool em gel deve ser disponibilizado tanto na entrada das lojas, quanto nos caixas. Os bancos e casas lotéricas devem fazer a ordenação das filas dentro e fora dos estabelecimentos, respeitando o distanciamento social mínimo. De acordo com Geraldo Julio, inicialmente, mais de 600 mil pessoas mantiveram o isolamento social no Recife, número que reduziu, nos últimos dias, devido ao retorno de circulação de 120 mil pessoas.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias