denúncia

Mais de 50 policiais civis estão com coronavírus por falta de estrutura, segundo Sinpol

Sindicato diz que comprou 6.000 máscaras e 1.500 litros de álcool em gel para distribuir nas delegacias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/04/2020 às 12:14 | Atualizado em 17/04/2020 às 12:42
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Policiais Civis em passeata - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O Sindicato de Policias Civis de Pernambuco (Sinpol) denunciou nessa quinta-feira (16) que mais de 50 policiais civis já foram contaminados pelo novo coronavírus. Alguns deles, segundo o Sinpol, estão com quadros de saúde considerados graves. 

O presidente do sindicato da categoria, Áureo Cisneiros, relatou a situação. "A gente já vinha orientando e inclusive, oficializando o Governo do Estado sobre essa nossa preocupação. A gente já emitiu quatro ofícios até agora, desde o inicio da pandemia. Entramos na Justiça e o Governo, em vez de cumprir a determinação, entrou com recurso e caçou com nossa liminar para não cumprir a questão dos equipamentos e proteções individuais que a gente vem reivindicando."

Ele ainda explica que o Sinpol comprou 6.000 máscaras e 1.500 litros de álcool em gel para distribuir nas delegacias. "A gente não vai esperar pelo Governo. É um dever do Governo mas não podemos deixar nossa categoria tão exposta", explica Áureo.

Por meio de nota, a Policia Civil de Pernambuco informou que desde que começou a pandemia do coronavírus, quatro policiais testaram positivo para o coronavírus. Os profissionais foram afastados, assim como as equipes, logo nos primeiros sintomas e realizam as instruções para o devido tratamento. Alguns estão inclusive terminando a fase de quarentena para retomar aos postos de trabalho. Ao todo, 18 policiais civis foram testados para covid-19 no Hospital da Polícia Militar, unidade de referência ao atendimento de trabalhadores da segurança.

Assembleia no próximo domingo

Os policiais civis do Estado acataram a decisão judicial que considerou ilegal a paralisação prevista para ter início à meia-noite da última sexta-feira (13), em todo o Estado. O Sindicato, no entanto, marcou nova assembleia para o próximo domingo (19) e deve fazer, em seguida, uma passeata pelas ruas centrais do Recife.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias