TECNOLOGIA

Coronavírus: Veja como funciona serviço de mensagens via drone nas comunidades do Recife

Iniciativa pretende estimular população de 15 comunidades da cidade a respeitarem a quarentena

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 17/04/2020 às 11:03
Notícia
PIXABAY
Cinco drones sobrevoam as áreas de difícil acesso com menor índice de isolamento social da cidade - FOTO: PIXABAY
Leitura:

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

“Atenção. Esta área está sob isolamento social, pedimos que respeitem as orientações e alertas para desocupação imediata. Favor, retornar aos seus lares”. Esta é a mensagem que moradores de 15 comunidades do Recife escutam, desde segunda-feira (13), de cinco drones que sobrevoam as áreas de difícil acesso da cidade e com menor índice de isolamento social. A ação, promovida pela Secretaria de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, visa incentivar a população a permanecer em quarentena, medida essencial para o combate à disseminação do novo coronavírus.

“Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, pontua Tulio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana. “Atualmente os drones percorrem cerca de 15 comunidades diariamente, entre 8h e 17h, e a aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, completou Ponzi.

A capital pernambucana foi eleita como a que mais respeita o distanciamento social nessa terça-feira (14), com 55,6% das pessoas reclusas, segundo o Índice de Isolamento Social elaborado pela In Loco, empresa que, a partir de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, mapeia o cumprimento da quarentena. O índice de isolamento, entretanto, é considerado distante do ideal, que seria de 70%, motivo pelo qual a Prefeitura passou a reforçar as mensagens para áreas de comunidades com difícil acesso.

A Prefeitura do Recife conta que a iniciativa com drones reforça as ações já realizadas para apoiar ações educativas, como envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - FOTO:DIVULGAÇÃO

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias