Dom Fernando Saburido, arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, celebrou, na tarde desta Sexta-feira Santa (10), a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, com a Igreja Catedral, no Alto da Sé, em Olinda, vazia. A cerimônia é feita em memória do sofrimento do filho de Deus, com adoração da cruz. Os fiéis puderam acompanhar pela transmissão online no Facebook.
"Diante de tanto dor e sofrimento que as pessoas vêm passando, a Paixão de Jesus assume um papel muito especial. Com certeza ele está vivendo esta experiencia junto com todos, colocando-se no nosso lugar, nos ajudando a sermos suficientemente fortes para vencer tudo isso", rogou o arcebispo.
Depois da celebração, a imagem do Senhor Morto foi levada pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda em um carro aberto, sem procissão, a fim de obedecer as restrições de isolamento social preconizada pelos órgãos de Saúde em tempos do coronavírus.
Neste Sábado de Aleluia (11), o arcebispo preside, às 20 horas, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. Uma série de leituras mostra a grandeza de Deus, desde a criação do mundo até o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, quando as luzes da catedral serão acesas.
Já no Domingo de Páscoa (12), dom Fernando preside a Missa de Páscoa, às 9 horas da manhã.
Para assisti-las, basta acessar o Canal no YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife.