O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), enviaram mensagens de Páscoa à população pelas redes sociais, na manhã deste domingo (10). Ambos citaram o momento de dificuldade que o mundo vive devido à pandemia do novo coronavírus, mantendo um tom de esperança.
A mensagem do governador do Estado chegou aos pernambucanos por meio do Facebook e do Instagram. Ele citou o coronavírus como uma "ameaça permanente à vida" e pediu renovação das esperanças. "A humanidade está atravessando um período de inquietação e sofrimento. Um aprendizado difícil que nos coloca frente a frente com uma ameaça permanente à vida", disse.
"Que o nosso domingo de Páscoa, tão diferente esse ano, infelizmente, mas também tão significativo, nos ajude a superar a tristeza do afastamento com a força do amor e a alegria da fé e do renascimento. Vamos renovar as nossas esperanças", declarou.
Em um vídeo gravado por ele mesmo e publicado no perfil pessoal do Instagram, Geraldo Júlio desejou feliz Páscoa aos recifenses e comentou que esta é a situação mais diferente que todos comemoram a festividade cristã. "É um momento de sentimento de passagem de dor e sofrimento e de celebração da vida, que é o que mais inspira a humanidade num momento de pandemia”, disse, enviando sentimentos às famílias que perderam entes queridos.
O prefeito do Recife aproveitou a mensagem para homenagear e agradecer os profissionais de saúde e a quem tem feito o isolamento. "Quem está mais forte, ajuda hoje. Quem ajuda hoje, vai ser ajudado amanhã [...] esse isolamento já salvou muitas vidas, fez com que muitas famílias não passassem pela perda de um ente querido", completou.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.