A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto Tavares Buril (IITB), alterou o sistema de atendimento ao público que precisa da Carteira de Identidade para obter auxílio emergencial liberado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Em função da quarentena decretada pelo Governo de Pernambuco, a partir de próximo sábado (16) até o último domingo do mês de maio (31) em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe, o atendimento deverá ser agendado no site do IITB.
>> Agendamento online para emissão de RG em caráter de urgência para quem busca auxílio da Caixa
O atendimento, a partir da próxima segunda-feira (18), deverá ser agendado pelo site (clique aqui para acessar) para uma das quatros escolas estaduais - duas no Centro, uma na Zona Norte e outra na Zona Sul do Recife – que emitem, durante a pandemia, as Carteiras de Identidade.
O objetivo é evitar ao máximo a aglomeração de pessoas nas escolas, fazendo com que compareçam apenas na data e horário pré-agendados para a solicitação de nova via do documento de identificação. O diretor do IITB, Pablo de Carvalho, explicou que a medida adotada também vai contribuir para a redução do número de pessoas na rua. "A pessoa deve imprimir a informação do agendamento para poder transitar nos municípios em quarentena no dia marcado."
- Projeto Comprova: sepultamentos cresceram 47% no cemitério Vila Formosa em São Paulo entre março e abril
- Aumenta pressão para adiamento do Enem: reitores de 63 federais pedem suspensão das datas das provas
- Afastados por causa do coronavírus, casal de idosos se reencontra e emociona internautas; veja o vídeo
- "Tem um peladão aí", avisa Guedes em videoconferência de Bolsonaro com empresários em que homem aparece tomando banho
- Pernambuco lança candidatura para sediar final da Copa Sul-Americana
A ação de emissão de Carteiras de Identidade é voltada exclusivamente para os pernambucanos que necessitam do auxílio emergencial. Foi formada uma parceria entre as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes (SEE) que, desde a última segunda-feira (11), ampliou e descentralizou as emissões de Registros Gerais (RGs).
Além da Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, no Centro do Recife, o serviço passou a ser oferecido de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nas escolas Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Casa Amarela), EREM Santos Dumont (Boa Viagem) e Ginásio Pernambucano (Cruz Cabugá). Ao todo, existe a possibilidade de 1.200 Carteiras de Identidade produzidas a cada dia.
Orientações prévias
Para ser atendido dentro de uma dessas escolas, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no site. Após a coleta de dados, em uma estação digital, o documento é entregue em três dias úteis.
Será feita uma triagem na porta de cada escola para que só seja atendida a pessoa que tiver documentação para comprovar a urgência. Entre os documentos que devem ser apresentados nesses casos estão rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser uma captura de tela de celular ou computador) e/ou extrato de FGTS. Os funcionários do IITB envolvidos na ação estão devidamente preparados com equipamentos de proteção individual para atender à população, evitando o risco da propagação do novo coronavírus.
Comentários