Um novo golpe está sendo aplicado na internet, e, desta vez, os suspeitos estão usando o nome do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Recife. O golpe funciona da seguinte forma: por um perfil falso criado no Instagram (@procon_recife_) os suspeitos entram em contato pelo direct e solicitam nome e telefone. Após isso, um SMS, que permite ao suspeito hackear as informações pessoais, é enviado ao consumidor.
O golpe foi descoberto após o perfil oficial do Procon Recife (@proconrecife) ser bloqueado de responder os consumidores e também uma usuária do Instagram entrar em contato para informar que o seu problema já havia sido resolvido, mas que os dados foram solicitados novamente.
Em uma publicação feita na tarde desta segunda-feira (18), o Procon Recife alertou aos consumidores que o órgão não solicita nome, telefone e RG pelo direct, e nem segue perfis dos consumidores no Instagram. O perfil falso segue, atualmente, 28 pessoas, incluindo famosos. Além disso, na descrição do perfil consta um link para um site falso do Procon Recife. De acordo com o órgão, o site oficial ainda não está pronto.
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Para fazer uma reclamação, é necessário preencher um formulário do Google. No link, é solicitado uma série de informações, como nome completo, endereço no município do Recife, CEP, telefone para contato, RG, CPF, e-mail, endereço da empresa reclamada, CEP e CNPJ da empresa. As informações serão direcionadas ao e-mail oficial do órgão, que é o denunciaprocon@recife.pe.gov.br.
Segundo o órgão, ainda não é possível saber a quantidade de pessoas que caíram no golpe. Um boletim de ocorrência será feito nesta terça-feira (19) para que o crime seja investigado.
Reclamações durante a pandemia
O relatório de atendimento do Procon Recife mostra que o número de reclamações recebidas via internet aumentou mais de 300% no mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, bem como no mês anterior à pandemia. O órgão atribui esse maior fluxo ao período de quarentena, decretado em todo o Estado para evitar a propagação do novo coronavírus.
Segundo o levantamento, entre os dias 20 de março e 30 de abril o Procon Recife recebeu 2.786 demandas. No mesmo período de 2019, foram 811 reclamações. A presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, destaca que foi constatado o aumento da demanda na mesma medida em que a maioria dos serviços começou também a ser realizado a distância.
Também foi registrado um aumento de mais de 100 % com relação às reclamações com relação às compras realizadas pela internet. Dessas reclamações, mais de 70% se referem a problemas de entrega, 14% com sites falsos que aplicaram golpes aos consumidores e 16% são de reclamações porque o produto entregue divergia do escolhido no site.
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