Ação

Mais de 50 estabelecimentos em operação no comércio de Nova Descoberta são autuados pela Prefeitura do Recife

Durante a operação, 18 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 19/05/2020 às 13:47 | Atualizado em 19/05/2020 às 14:10
DIVULGAÇÃO/PCR
Fiscais realizam ação no Mercado de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO/PCR

Após Pernambuco estabelecer uma quarentena mais rígida nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a Prefeitura da capital pernambucana tem ido às ruas para fiscalizar as determinações do governo, que tem como objetivo impedir a disseminação ainda maior do coronavírus. Na manhã desta terça-feira (19), uma ação foi realizada em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, no entorno da Feira Nova e do Mercado Público do bairro.

Mais de 100 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), Guarda Municipal, Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e outros órgãos participaram da operação que teve início na tarde dessa terça-feira (18). 

Durante toda ação, 18 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais, como barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, lojas de conserto de celulares e outros. Já 36 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues, ao serem notificados para que cumpram as medidas do decreto, se adequaram imediatamente, e, por isso, puderam continuar abertos.

» Pernambuco confirma mais de 1,1 mil novos casos de coronavírus em 24 horas; 101 novos óbitos foram registrados

» 'Temos que comparar segunda com segunda', diz secretário de Defesa Social sobre redução no índice de isolamento social

De acordo com a Prefeitura da cidade, mais 70 visitas de orientação e verificação foram realizadas, tendo a fiscalização encontrado tudo de acordo com o decreto. A ação se soma ao ordenamento do comércio no largo comercial de Casa Amarela, também na Zona Norte do Recife, onde 22 estabelecimentos foram notificados.

Controle de entrada no Mercado Público e distribuição de máscaras

Equipes da Prefeitura do Recife também fizeram o controle da entrada de pessoas no Mercado Público de Nova Descoberta e fizeram a distribuição de duas mil máscaras, álcool em gel, além de ordenarem filas.

O Projeto Arte que Cura também  fez parte da ação com a Campanha Varal do Bem. No local, foi montado um dispositivo itinerante, com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que tem feito ações de incentivo à população através das artes.

Circulação de veículos

A CTTU montou uma operação em três pontos fixos no entorno do Mercado de Nova Descoberta para fiscalizar o cumprimento da medida de restrição de circulação de veículos. Os agentes abordaram os condutores e, no caso de ação em desacordo com o decreto estadual, os cidadãos foram orientados a retornar para casa.

Desinfecção

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife desinfectaram a área do Largo de Nova Descoberta. A sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. 

Comentários

Últimas notícias