ÁLCOOL 70%

Empresa de bebidas doa álcool 70% para unidades de saúde de Pernambuco

Oito unidades de saúde do Estado vão ser atendidas pelas doações do Campari Group

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 21/05/2020 às 18:03 | Atualizado em 25/05/2020 às 12:47
ERIKA SANTELICES/AFP
Uso de álcool gel, para higiene das mãos, é uma das formas de prevenção do adoecimento por vírus respiratórios - FOTO: ERIKA SANTELICES/AFP

O álcool 70% se tornou item necessário e muito procurado desde o início da pandemia do novo coronavírus. Por isso, o produto ficou escasso no mercado e nos estoques das unidades de saúde. Com o objetivo de amenizar este efeito, o Campari Group iniciou a produção e doação do produto para as principais instituições de saúde de Pernambuco que atuam no combate à doença.

>> Sobe para 4.371 número de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus em Pernambuco

>> De álcool em gel a entrega na portaria, veja as medidas do governo para proteger entregadores do coronavírus em Pernambuco

Em uma ação iniciada em abril, o grupo doou tonéis de mil litros de álcool 70% para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital Correia Picanço, Hospital da Mulher, Hospital Dom Élder Câmara e Instituto Materno Infantil (IMIP). Agora, a empresa se prepara para fazer o reabastecimento das cinco unidades já atendidas e acrescentou mais três novos locais de atendimento: a UPA Dulce Sampaio, Samu Manoel Borba e o Hospital Maria Alice Gomes Lafaiete

>> Com alta de chamados, Samu Recife trava verdadeira guerra contra o coronavírus

>> Ainda longe do ideal, Pernambuco tem segunda maior taxa de isolamento do País na quarta-feira

O grupo mobilizou a produção de sua fábrica de Suape, no Litoral Sul, para ajudar o estado que, de se aproxima do dois mil mortos pela covid-19 e passa dos 22 mil casos confirmados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

“O Campari Group sempre incentivou as pessoas a se unirem para aproveitarem juntas os melhores momentos da vida, mas, agora é momento de agirmos diferente e pensarmos no bem de todos. Nos mobilizamos para produzir álcool 70% na fábrica de Suape e ajudar o estado de Pernambuco nesse período difícil. Nos comprometemos a suprir esses hospitais por três meses e continuamos a produção sob a demanda deles. Com o rápido aumento dos casos, vamos continuar com iniciativas para auxiliar a sociedade como pudermos, e poder contribuir com mais três instituições nos alegra muito”, conta Carlos Moura, CEO do Campari Group no Brasil.

>> Compra de respiradores da Prefeitura do Recife é denunciada pelo MPCO

Aumento do uso de álcool 70%

Segundo dados do SAMU Manoel Borba, antes da pandemia o gasto mensal de álcool 70% era de 150 litros e hoje, com as ações de prevenção voltadas para proteção de funcionários e assepsia de equipamentos e viaturas, o uso dobrou - passando para 300 litros por mês. O que também acontece com a UPA Dulce Sampaio, no bairro de Torrões: a instituição passou a precisar de mais de 300 litros do insumo por mês, enquanto utilizava 190 litros antes da pandemia.

O mesmo se confirma com os dados fornecidos pelo Hospital Maria Alice Gomes Lafaiete, que além do uso para o atendimento dos pacientes, também precisa do álcool 70% para a assepsia geral de equipamentos e setores da instituição e para a esterilização de EPI’s. A média de 12 litros por dia chega agora a 35 litros.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias