QUARENTENA

Cidades em lockdown ficam fora do topo do índice de isolamento em Pernambuco dessa quinta

Recife e Olinda ocuparam o 7º e 8º lugar da lista, enquanto São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes ficaram em 12º, 15º e 20º, respectivamente

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/05/2020 às 12:26 | Atualizado em 29/05/2020 às 12:43
JAILTON JR./JC IMAGEM
Desta vez, não está proibida a circulação de pessoas e veículos em nenhuma cidade de Pernambuco - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Nem Recife, nem Olinda, nem Jaboatão dos Guararapes, nem Camaragibe, nem São Lourenço da Mata. Nessa quinta-feira (28), nenhuma das cinco cidades que estão sob regime de lockdown, decretado pelo Governo do Estado, - quarentena mais severa - entre os dias 16 e 31 de maio, ocuparam o topo do índice de isolamento social feito pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). As cidades-irmãs ocuparam o 7º e 8º lugar da lista, enquanto São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes ficaram em 12º, 15º e 20º, respectivamente.

Mais uma vez, nenhuma cidade do Estado atingiu a taxa de 70%, ideal, segundo Governo de Pernambuco, para frear a disseminação do novo coronavírus. Recife, com população de 1.6 milhão de pessoas, de acordo com estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu 50,2% de reclusão nessa quinta. No mesmo dia útil da última semana, dia 21, a capital bateu 52%.

No mesmo recorte de tempo, também houve queda em todas as outras quatro cidades em isolamento. Com população de 392 mil, Olinda, que estava com índice em 52% no dia 21, chegou a 50,4% nesta quinta. São Lourenço da Mata, que tem 113 mil habitantes, caiu de 49% para 47,9% no índice de reclusão, no mesmo período. Jaboatão dos Guararapes tem população de 702 mil e foi de 48% de reclusão para 46,7%. Já Camaragibe, com 157 mil, estava com taxa de 50% e foi para 47,4% nessa quinta.

Regiões

Em análise comparativa do isolamento entre as macrorregiões do Estado, Região Metropolitana do Recife (RMR) está com 44,2%; o Sertão do São Francisco, com 42%; a Zona da Mata com 41,7%; o Agreste com 40,8%; o Sertão com 40,7%. A cidade com o pior Índice é Fernando de Noronha, com 26%. É importante lembrar, no entanto, que o arquipélago zerou os casos de coronavírus na região e já flexibilizou o isolamento, mantendo o distanciamento social. No índice, Noronha é seguido de Lagoa do Ouro, com 31,5%; e Paranatama, com 32,6%.

Ranking:

As 10 cidades com maior índice de isolamento social

1. Salgadinho 53,3%
2. Palmeirina 52,6%
3. Ilha de Itamaracá 51,9%
4. Carnaubeira da Penha 51,6%
5. Xexéu 51,5%
6. Santa Filomena 51,1%
7. Olinda 50,4%
8. Recife 50,2%
9. Verdejante 48,8%
10. Paulista 48,3%

As 10 cidades com pior índice de isolamento social

1. Fernando de Noronha 26%

2. Lagoa do Ouro 31,5%

3. Paranatama 32,6%

4. Araçoiaba 32,8%

5. Carnaíba 33,2%

6. Primavera 33,5%

7. Cachoeirinha 33,6%

8. Santa Cruz da Baixa Verde 34,4%

9. Trindade 34,7%

10. Jurema 34,9%

Sobre o ranking de isolamento social

O Ranking de Isolamento Social é uma ferramenta desenvolvida por meio do Desafio Covid-19, ação conjunta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), está sendo atualizado para apresentar a série histórica com os dados do isolamento nos municípios pernambucanos.

Os resultados com os dados das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, demonstram um aumento na quantidade de pessoas que ficaram em casa na primeira semana após o dia 16 de maio, quando passaram a valer as medidas mais restritivas de circulação de pessoas e veículos. A comparação é feita com base nos dados diários medidos a partir do dia 11 de maio (semana anterior à adoção das medidas mais restritivas) até ontem (24 de maio).

“Quando fazemos uma média do Índice de Isolamento semana a semana, vemos que está mantida uma melhoria em relação ao período em que as medidas restritivas não estavam em vigor, como na semana de 11 de maio, nas cinco cidades que estão passando por essa medida mais restritiva estão com índices melhores em relação àquele período, mas ainda não é suficiente, como dizem os especialistas em vigilância sanitária”, disse o gerente de Estatística da Assessoria Ministerial de Planejamento e Orçamento, Carlos Gadelha.

Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. As informações apresentadas sempre demonstração a situação do isolamento do dia anterior, conforme o campo “Data de Referência” no canto superior da página.Os dados são levantados com a tecnologia de geolocalização desenvolvida pela In Loco.

Veja como funciona o decreto

Entre os dias 16 e 31 de maio, o rodízio de veículos vai separar as placas terminadas em números pares (circulam nos dias pares) ou ímpares (circulam nos dia ímpares), além da implantação de pontos de controles móveis entre os cinco municípios. Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas que desobedecerem à regra, num primeiro momento, serão orientados a voltar para casa. Se insistirem, terão veículo apreendido. Se a desobediência continuar por parte do condutor, as forças policiais poderão ser empregadas, com condução do motorista a uma delegacia. Só poderão circular veículos com até três pessoas, incluindo o motorista, com exceção de socorro médico, por exemplo. 

As exceções, ou seja, quem tem livre circulação, são os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um). A fiscalização será feita em blitz. 

Veja categorias/serviços cujos veículos estão isentos do rodízio 

Artes JC
Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - Artes JC

Circulação de pessoas

Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. É recomendado às pessoas que precisam sair de casa, que se dirijam a estabelecimentos próximos a suas residências. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.

Artes JC
Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - FOTO:Artes JC

Comentários

Últimas notícias