COVID-19

Após lockdown, Pernambuco anuncia nesta segunda-feira plano de retomada econômica

Plano prevê a retomada ao longo de 11 semanas e deverá respeitar orientações sanitárias

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 31/05/2020 às 21:25 | Atualizado em 31/05/2020 às 21:48
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O comércio varejista com as lojas fechadas terá mais dificulade de voltar a funcionar depois da crise da covid-19. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco anuncia nesta segunda-feira (1º) um plano de retomada das atividades no Estado após o fim do lockdown, neste domingo (31), nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, todas na Região Metropolitana. De acordo com o Executivo estadual, a reabertura dos serviços será gradativa, em um período de 11 semanas, e deverá respeitar orientações sanitárias.

>> Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 em Pernambuco sugere estabilização da epidemia

>> Lockdown tem mais de 600 mil veículos e pessoas abordados

>> Sem lockdown, Pernambuco estabelece regras para isolamento social; veja as orientações

Em decreto assinado neste domingo, o Estado estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade. Os detalhes fazem parte do Plano de Convivência com a Covid-19, aprovado pelo Governo estadual, que será apresentado nesta segunda-feira.

A gestão afirmou que o estudo foi conduzido pelas pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano ao longo dos últimos dois meses, para que os parâmetros que definirão a retomada fossem estabelecidos. 

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Bruno Schwambach, em coletiva de imprensa na última quinta-feira (28). 

O plano, também deve incluir a análise da quantidade de trabalhadores por setor e como o retorno de cada atividade influencia em pontos complementares, como o transporte público. O governo informou que a ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

A estimativa da Secretaria da Fazenda é que a paralisação das atividades econômicas por conta das medidas de isolamento social tenha um reflexo negativo na arrecadação da ordem de 20%, no comparativo com 2019. “A ajuda aos estados sancionada nesta quinta pelo Governo Federal é insuficiente para repor as perdas impostas pela epidemia do Coronavírus”, destacou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.

Isolamento social

Apesar da decisão de não prorrogar o lockdown nos cinco municípios do Grande Recife, as medidas de isolamento social continuam valendo. A partir desta segunda-feira, em todo o território pernambucano, permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisa sair de casa, continua vedado o acesso a praia, calçadões e parques e o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

As aulas presenciais continuam suspensas até 30 de junho. Permanecem proibidos eventos de qualquer natureza com público e assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente.

Comentários

Últimas notícias