Com informações da Rádio Jornal.
O município de Pesqueira, localizado no Agreste de Pernambuco, publicou novo decreto com aumento da rigidez no cumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. O aumento do rigor acontece devido ao cenário de grande proliferação do vírus no município que, num intervalo de cinco dias, mais que triplicou o número de casos confirmados, totalizando 40 pessoas infectadas.
Até o dia 19 de maio, o município que fica há 215 quilômetros da capital do Estado, havia registrado apenas 12 casos da Covid-19, o que, em questão de dois dias dobrou. Em 21 de maio já eram 24 casos confirmados da doença. No domingo (24), o número praticamento dobrou mais uma vez, passando para 40 casos confirmados. Nesta segunda-feira (25), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Município através das redes sociais, os dados permanecem.
Por conta do crescente aumento de casos nos últimos dias, a Prefeitura de Pesqueira decidiu, através de um novo decreto, pela implementação de fiscalizações mais rígidas na cidade. Novas barreiras sanitárias serão impostas em locais estratégicos da cidade, e todos os estabelecimentos em funcionamento por se enquadrarem em serviço essencial, terão de realizar o teste para coronavírus no quadro de funcionários. Ações de higienização e desinfecção em pontos de grande fluxo de pessoas também serão reforçadas. O novo decreto valerá a partir da próxima quarta-feira (27) e se estende até 15 de junho. De acordo com o Painel de Isolamento Social diário, disponibilizado pela In Loco, no domingo (24), Pesqueira apresentou 52,7% de isolamento. Aumentando em 10% o índice anterior, de 40,2%, registrado no sábado (23). Para controlar de forma eficaz a disseminação da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde consideram ideal isolamento acima de 60%.
Índice de Isolamento