campanha

Com reabertura do comércio, Prefeitura do Recife distribui máscaras no Mercado de Casa Amarela

A ação faz parte da campanha de distribuição 100 mil máscaras de tecidos pelo Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/06/2020 às 12:34 | Atualizado em 04/07/2020 às 15:34
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no mercado de casa amarela - FOTO: Jailton Junior

Com a retomada gradual das atividades comerciais no Recife, a prefeitura começou na manhã desta sexta-feira (26) o seu programa de distribuição de 100 mil máscaras de tecido para a população recifense nos mercados e feiras públicas, parques, orla e ruas do centro da cidade. O local escolhido para dar início ao projeto foi o Mercado de Casa Amarela, localizado na Zona Norte da cidade, que tem grande fluxo de pessoas.

>>Uso correto de máscaras reduz chances de contaminação pelo coronavírus e não torna o sangue ácido

>>Pernambuco recebe doação de um milhão de máscaras

O uso obrigatório das máscaras foi determinado pelo Governo do Estado desde o dia 16 de março. Nesta manhã, a reportagem da TV Jornal observou muitas pessoas com máscaras, mas também havia aquelas sem nenhuma proteção. Um morador chegou a afirmar não ter máscaras, mas que iria pegar na distribuição. O secretário de saúde Jailson Correia, que participou da ação, reforçou que a máscara é importante, mas é só uma parte da proteção contra o coronavírus. "É preciso de reforços como  práticar o distanciamento social, evitar o contato físico, uasr álcool em gel e lavar as mãos", lembra o secretário. Para Jailson Correia, muitos recifenses tem respeitado essa medida. Um dos exemplos é a feirante Katia Soares. "Todos os dias usamos a máscara na feira, tanto para nos preservar como para preservar o cliente", explica.

A escolha dos materiais de proteção confeccionados buscou valorizar negócios locais. Foram 162 costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio. A ação teve participação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE).

Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior
Jailton Junior
Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela - Jailton Junior

Estações Itinerantes para Covid-19

Além da distribuição de máscaras, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, através do Programa Saúde em Todo Lugar, criou as Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19, onde vão ser dadas informações para a população, com início na segunda-feira (29). Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19 vão oferecer à população orientação e divulgar os aplicativos Atende em Casa; Movimenta Recife e Dycovid, além da distribuição das máscaras. Os profissionais também vão dar orientação sobre os protocolos de convivência com a covid-19.

“O Programa Saúde em Todo Lugar, da Prefeitura do Recife, vai iniciar operação das Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19, a partir da próxima segunda-feira, em mercados, feiras e ruas do centro da cidade. Nelas, teremos profissionais de saúde e de outras áreas da Prefeitura fazendo várias orientações para a população, todos eles importantes no enfrentamento da covid-19. Também daremos dicas de como cuidar do corpo e da mente nos tempos de pandemia”, explicou o secretário de saúde Jailson Correia.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Comentários

Últimas notícias