TECNOLOGIA

Universitário pernambucano cria app que reúne informações sobre o coronavírus

O aplicativo foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (1º) e está disponível para download

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 01/06/2020 às 17:41 | Atualizado em 01/06/2020 às 18:03
DIVULGAÇÃO
O InfoCovid19 é o segundo app criado por Jeovani Cipriano - FOTO: DIVULGAÇÃO

Tecnologia e informação. Essas duas ferramentas foram combinadas por Jeovani Cipriano, aluno do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e estagiário da Secretaria de Saúde de Olinda, para criar um aplicativo que reúne informações atualizadas sobre a pandemia do novo coronavírus. O InfoCovid19 foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (1º) e já está disponível para download. O criador do app apresenta a ferramenta como uma aliada poderosa na luta contra o novo coronavírus.

» App Atende em Casa chega em mais dez municípios de Pernambuco

» Aplicativo alerta para risco de contaminação do coronavírus em Pernambuco

» Atitude Cidadã: empresas de tecnologia entram na luta contra coronavírus

Com poucas horas de lançado, o InfoCovid19 já teve 80 downloads, todos feitos por meio do site. "Colegas meus estavam pegando coronavírus e muitas pessoas compartilhando fake news. Informações erradas podem matar", contou Jeovani sobre a iniciativa. "Meu maior objetivo com esse aplicativo é ajudar o próximo. Várias pessoas ainda têm dúvidas em relação a Covid-19. E na plataforma os usuários podem tirar essas dúvidas, realizar depoimentos e combater as fakes", acrescentou.

Segundo o criador da plataforma, o app estará disponível para os usuários de Android na PlayStore em breve. Já os usuários do iOS que desejarem acessar o InfoCovid19 devem utilizar o link disponível aqui

Esta não é a primeira vez que Jeovani cria um aplicativo para ajudar a população a enfrentar o surto de uma doença. Em 2018, quando ainda era aluno do ensino médio, ele integrou uma equipe que desenvolveu o Caça ao Aedes em Jardim Brasil, um app que soma mais de 50 mil downloads e serve como canal de informação sobre as arboviroses causadas pelo Aedes Aegypti, além de ser um canal de denúncias de focos do mosquito.

» Equipe da Fiocruz trabalha em vacina brasileira para covid-19

» Após lockdown, Pernambuco anuncia plano de retomada econômica

» Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 em Pernambuco sugere estabilização da epidemia

A nova empreitada do universitário ficou pronta em uma semana, segundo ele. Desta vez ele trabalhou sozinho na maior parte do projeto. No InfoCovid19, o usuário tem acesso a informações fundamentais para o enfrentamento e a prevenção da covid-19. Por exemplo, é possível checar se um conteúdo é verdadeiro ou falso, a partir do recurso oferecido pela plataforma.

Além disso, também é possível acessar iniciativas como o Ombro Amigo, um espaço de escuta e acolhimento que cria uma rede de apoio psicológico entre os usuários durante este período da pandemia. Para desenvolver este ícone, Jeovani contou com a ajuda de duas colegas, Rebeka Beatriz e Ingrid Rodrigues, alunas do curso de psicologia, que já haviam trabalhado com ele no desenvolvimento do app para o combate ao Aedes Aegypti. "Ainda estamos buscando psicólogos para parceria. Por enquanto, qualquer pessoa que queira falar, pode ir lá e comentar. Como se fosse um fórum", explicou.

» Praias e parques seguem fechados após quarentena em Pernambuco

» Ebserh abre processo seletivo emergencial para contratação de profissionais de saúde

O InfoCovid19 conta com um sistema de de rastreamento das Unidades de Saúde especializadas no tratamento da covid-19, por meio do GPS que está incorporado ao App, para indicar onde há a unidade mais perto do usuário. Os pacientes que foram curados da covid-19 também podem usar o app para fazer seu relato e encorajar as pessoas de que é possível vencer a doença. 

Quem quiser fazer doações para pessoas afetadas pela pandemia também pode contar com o app. Entre as funções, há uma que permite manifestar interesse em doar. Ao utilizá-la, o criador do app é acionado e vai até o usuário para buscar as doações. 

Levando ideias para o Google

O primeiro app criado por Jeovani em parceria com colegas de escola teve reconhecimento dos governos municipal, estadual e federal. Em janeiro de 2018, o grupo participou de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.

O projeto do Caça ao Aedes em Jardim Brasil foi levado para fora do Brasil para participar de campeonatos mundiais. O primeiro ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, na ocasião o projeto ganhou em primeiro lugar, em uma disputa com 274 projetos da América Latina. Posteriormente, o estudante participou de uma feira mundial de Tecnologia em Cancún, no México, onde mais uma vez saiu ganhador e recebeu passagens e credenciais para participar de um Congresso na Argentina.

Graças ao envolvimento do jovem com o uso da tecnologia a serviço da informação, ele também recebeu um convite do Google para mostrar a iniciativa na Califórnia, nos Estados Unidos. A viagem deveria ter acontecido em março, mas foi adiada por causa da pandemia. A nova data de ida aos EUA para mostrar o primeiro projeto ainda não tem data, mas, com a criação do InfoCovid19, a bagagem ganhou mais um projeto para ser apresentado.  

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias