PREVENÇÃO

Prefeitura vai doar mais 200 mil máscaras nas comunidades do Recife

As máscaras foram confeccionadas por costureiras, microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/07/2020 às 13:46 | Atualizado em 03/07/2020 às 13:46
RUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Para tentar frear a proliferação do vírus, a Prefeitura do Recife também está disponibilizando pias em espaços públicos - FOTO: RUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Mais 200 mil máscaras serão doadas pela prefeitura aos moradores de comunidades do Recife. Além do equipamento de proteção individual, serão doados kits de limpeza compostos por água sanitária, sabão em barra e hipoclorito em gotas, voltado para a higienização de alimentos e um kit de higiene bucal.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), explica como será feita a ação. "A distribuição será feita pelas Estações Itinerantes e também por um trabalho porta a porta, que vai ser realizado pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes ambientais e outros profissionais de saúde. Além disso, nós vamos distribuir kits de limpeza e higiene, contendo água sanitária e sabão em barra para limpeza, e hipoclorito em gotas para higienização dos alimentos. Nessa fase de prevenção, o mais importante é usar sempre a máscara, cuidar da higiene e manter a distância do outro", disse.

Da próxima segunda-feira (6) até a próxima sexta-feira (10), das 8h às 16h, Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) estarão nas áreas de palafitas dos bairros do Pina, Zona Sul da capital, e dos Coelhos, área central do Recife, para entregar, porta a porta, as máscaras artesanais que foram confeccionadas por costureiras, microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs).

Nas visitas, os agentes também identificarão pessoas com sintomas gripais e, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência de Atenção Básica para Atendimento de pessoas com suspeita da covid-19.

Tendas montadas em locais públicos

Para tentar frear a proliferação do vírus, serão montadas tendas com pias na praça do Mercado São José, no Mercado Público de Beberibe (Praça da Convenção), Mercado de Casa Amarela, Feira do Cordeiro, Praça Irmã Douraci Joaguim (Mustardinha), Brasília Teimosa (na frente da Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer), Largo Dona Regina (Nova Descoberta) e Avenida Dois Rios (em frente à Capela de Santo Expedito, no Ibura). O horário de funcionamento vai das 8h às 16h, de segunda a sexta.

Nesses locais, estarão agentes da prefeitura para ensinar a população a acessar sites e aplicativos de serviços oferecidos, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid. Além disso, os profissionais de saúde bucal da Secretaria de Saúde (Sesau) vão dar dicas sobre a necessidade de reforçar o cuidado com a higiene bucal para se prevenir da covid-19, já que a maior transmissibilidade do novo coronavírus ocorre através da dispersão de gotículas de saliva. E como as arboviroses não deixam de existir por causa da pandemia, a equipe de Vigilância Ambiental também vai lembrar a população da importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.

Distribuição de máscaras

Desde o último dia 26, 100 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela PCR nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. As 300 mil máscaras de proteção foram confeccionadas por costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio. A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

Comentários

Últimas notícias