pandemia

Veja quais praias de Pernambuco liberaram o banho de mar

Saiba quais protocolos sanitários foram adotados nos municípios litorâneos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/07/2020 às 15:16 | Atualizado em 09/07/2020 às 16:13
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Algumas cidades liberaram apenas atividades na orla e a prática de exercício, mas outras voltaram a permitir, também, o banho de mar - FOTO: YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM

Depois de meses fechadas para diminuir a propagação do novo coronavírus, as praias do litoral pernambucano foram autorizadas pelo Governo do Estado a reabrirem, no último dia 19 de junho, com a decisão a critério das prefeituras.

Algumas cidades liberaram apenas atividades na orla e a prática de exercício, mas outras voltaram a permitir, também, o banho de mar. É importante atentar para o protocolo de cada praia para não descumprir as medidas sanitárias impostas por cada cada município.

» Com reabertura, veja o que pode e o que não pode fazer se for à praia no fim de semana em Pernambuco

Tamandaré

» Praias de Tamandaré e Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, são reabertas

As seis praias de Tamandaré, da Boca da Barra até Carneiros, já estão reabertas para atividades ao ar livre e banho de mar em qualquer horário. A informação foi publicada oficialmente nas redes sociais da prefeitura no fim da noite da terça-feira (7).

As praias de Tamandaré, como Carneiros, Tamandaré, Campas, Portal do Lira e Boca da Barra, foram abertas para banhistas no início da semana, conforme o município avançou para a 5ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 da Prefeitura.

Permanecem banidos comércio de praia, passeios náuticos e funcionamento de restaurantes, bem como a colocação de cadeiras, guarda-sol e cooler na faixa de areia.

Ipojuca

Os banhistas podem aproveitar o litoral de Ipojuca - que inclui Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Serrambi, Toquinho e Maracaípe - das 4h às 16h. Nesta janela de tempo, estão liberados o acesso à orla para esportes individuais e o banho de mar. O horário foi ampliado no último sábado (4), na implementação da segunda fase da abertura das praias da cidade. A primeira teve início no dia 20, com a liberação em vigor das 4h às 12h. Inicialmente, a etapa terminaria no dia 26, mas a prefeitura decidiu estendê-la por mais uma semana.

Ainda é exigido o uso de máscaras na faixa de areia. Comércio, cadeiras cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas para bebidas continuam proibidos.

Cabo

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho autorizou, no último dia 1º, o banho de mar e práticas esportivas individuais (como surfe, canoagem, vela e stand up) nas praias do município, a exemplo de Itapuama, Pedra do Xaréu, Enseada dos Corais, Paiva, Suape, Gaibu, e Calhetas.

» Cabo de Santo Agostinho autoriza banho de mar e atividades esportivas individuais

Para realizar as atividades, é exigido o cumprimento do distanciamento entre pessoas e o uso de máscaras fora da água. O comércio na faixa de areia da orla, o uso de guarda-sol, cadeiras e coolers também é vetado, como forma de evitar gerar aglomerações.

Paulista

A prefeitura de Paulista possibilitou o banho de mar nas praias do município - Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha - no dia 22 de junho. Nesta data, também foi concedida a permissão da prática de caminhadas, corridas e esportes individuais.

A proibição da instalação de guarda-sol, nem o consumo de bebidas alcóolicas. Neste período, os bares também seguem fechados. Além do banho de mar, está permitida a prática de s. O uso da máscara segue obrigatório.

A proibição da instalação de guarda-sol também vale na cidade. O consumo de bebida alcóolica e o funcionamento de bares seguem desautorizados. É obrigatório utilizar máscara.

Outros municípios mantém proibição

Apesar de, aos poucos, as cidades do litoral começarem a permitir que os banhistas entrem no mar, alguns municípios mantêm a proibição. No Recife, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, moradores e visitantes terão que esperar um pouco mais para entrar na água.

Recife

As praias da capital pernambucana reabriram desde o dia 20 de junho, logo após a permissão estadual. No entanto, foi proibido o comércio, utilização de qualquer estrutura para permanência no local e o banho de mar.

Com isso, pessoas que comparecerem às praias da cidade são impedidas de instalar de barracas, guarda-sol, cadeira, caixa térmica e realizar consumo de alimentos e comércio.

Atividades de corrida e caminhada pelos calçadões etão liberados, com uso de máscaras é obrigatório durante os exercícios. O equipamento de proteção pode ser retirado momentaneamente em caso de atividade física de alta intensidade.

Equipes da Secretaria Executiva de Esportes se encontram nos locais para conscientizar os usuários dos espaços públicos sobre os novos protocolos. 

Olinda

Olinda autorizou nas praias da cidade o uso do calçadão, ciclovia e a areia da orla para a prática de atividades físicas individuais, mas sem aglomerações. É necessário fazer o uso da máscara de proteção.

» Polícia retira banhistas de praias em Olinda

» Fiscalização retira quase 200 pessoas que descumpriam recomendações sanitárias em praias de Olinda 

Para fiscalizar o cumprimento das medidas de segurança por parte da população, rondas estão sendo feitas pelas secretarias municipais de Segurança Urbana, Executiva de Controle Urbano; e de Transportes e Trânsito, que contam também com o apoio da Polícia Militar. Por meio delas, pessoas são orientadas e caso insistam em agir com uma conduta errada, podem ser detidas. 

Jaboatão 

Assim como as cidades vizinhas, Jaboatão dos Guararapes consentiu apenas atividades físicas na faixa de areia e calçadão. O município também permitiu a prática acompanhada de personal trainner. Em todos os casos é obrigatório o uso de máscaras e a higienização.

Seguem vetados o banho de mar, esportivas coletivas, aglomeração, comércio, consumo de bebidas e comidas, uso de caixa de isopor, cooler e guarda-sol.

» Prefeitura de Jaboatão diz que primeira semana de abertura de praias, parques e praças foi tranquila

Fiscalizações diárias são realizadas nos locais, das 7h às 19h com a Guarda Municipal, fiscais de Gestão Urbana, agentes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e servidores da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Elas são feitas com apoio de viaturas, quadriciclo e drone.

Nos finais de semana, a fiscalização nas praias recebe reforço de pessoal e neste fim de semana, haverá distribuição de máscaras de proteção.

Goiana

A prefeitura de Goiana também não liberou o acesso ao mar, nem o funcionamento do comércio, bares e restaurantes nas praias do município.

Atividades físicas são permitidas, com a utilização da máscara.

As praias de Ponta de Pedra, Carne de Vaca e Barra de Catuama contam com fiscalização de guardas municipais, sobretudo nos fins de semana, informou a assessoria de imprensa. Os visitantes que insistem em entrar na água são instruídos pelos agentes a saírem.

Comentários

Últimas notícias